Será que meu pet pode ficar gripado?

         



Por Ariana Lima
Meu cachorro está com tosse; será que é gripe? Estas são algumas perguntas que ouvimos na rotina diária nos consultórios de clínicas e hospitais veterinários. Conhecida popularmente como gripe dos canis ou tosse canina, a traqueobronquite infecciosa canina é uma enfermidade altamente contagiosa, autolimitante, multifatorial, e pode causar inflamação da traqueia e dos brônquios. No entanto, em filhotes e idosos, pode evoluir para broncopneumonia ou bronquite crônica respectivamente. Os animais suscetíveis são aqueles que convivem com animais infectados, em lugares fechados ou parques, creches, hotéis e através do uso compartilhado de comedouros e bebedouros de animais doentes. Um outro fator importante na disseminação da doença são as baixas temperaturas, além da umidade reduzida do ar (tempo seco).

Os vírus (vírus da parainfluenza canina, adenovírus 2 (CAV-2) canino, ou o vírus da cinomose) são os agentes primários na doença e as bactérias (Bordetella bronchiseptica, Pseudomonas sp, Escherichia coli, and Klebsiella pneumoniae) atuam no sistema respiratório, causando infecção secundária, que pode provocar o agravamento da enfermidade respiratória. O principal sinal clínico observado pelos tutores é o aparecimento súbito de uma tosse seca persistente, que pode ser seguida de engasgo. O cão tosse como se quisesse expelir alguma secreção. Outros sinais clínicos observados são a perda de apetite, olhos lacrimejantes, apatia, coriza. Nos casos mais graves causados pela cinomose ou pela broncopneumonia, pode-se observar febre, secreção nasal purulenta, anorexia e depressão. O diagnóstico ocorre através dos sinais clínicos, histórico e pela exclusão de outras etiologias que ocasionam tosse, tais como cardiomiopatia.

Vale ressaltar que o status imunológico do seu pet é que determinará se irá apresentar manifestações clínicas da doença. Sendo assim, melhorar o status imunológico, através de uma boa alimentação, atividade física, água à vontade e administração da vacinação anual contra gripe, é um fator que irá dar suporte ao animal ao entrar em contato com vírus, e, caso, contraia a enfermidade, será de forma branda. Portanto, mantenha a carteira de vacinação de seu amigo pet atualizada a fim de evitar esses problemas. Caso seu cachorrinho esteja com tosse, leve a um serviço médico veterinário para ser avaliada a origem e realizar o tratamento adequado.
------------------------------------------------------------------
Médica Veterinária na Clínica AMA Pets @amapets.salvador