DAVID RIOS DEFENDE PROJETO DE LEI PARA COMBATER O PRECONCEITO DE DOENÇAS MENTAIS

         



A fim de combater o preconceito contra os portadores de transtornos mentais e também en relação aos profissionais da área de saúde mental, o deputado estadual Dr. David Rios apresentou projeto para instuir a Semana Estadual de Combate à Psicofobia na Bahia. A semana deve ser realizada nas proximidades de 12 de abril, Dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 720 milhões de pessoas no mundo sofrem de algum transtorno mental.
Para os fins previstos nesta lei fica o Poder Executivo autorizado a firmar convênios e parcerias com instituições públicas e privadas, entidades sociais e educacionais, associações e organizações nacionais e internacionais e com órgãos dos governos Federal e Municipal.
David Rios, que também é medico, ressalta que Uma parcela muito grande da população padece de algum transtorno mental podendo, este, ser mais ou menos grave. Diante disse, o parlamentar observa que fobia é, por definição, o medo irracional e paralisante de determinado objecto ou situação, causando sofrimento psíquico. “Assim, a Psicofobia é o medo irracional das doenças, pacientes que padecem de transtornos mentais e profissionais que lidam na área”, conclui Dr. David Rios.