Ato virtual celebra Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

         



Jornalistas, parlamentares e profissionais do direito estarão reunidos de forma remota nesta segunda-feira (03), a partir das 9h, no Ato em Comemoração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. A iniciativa é do deputado estadual Jacó (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia, e o público poderá acompanhar via aplicativo Zoom e transmissão pela TV Alba.

Estão confirmadas as presenças de Ernesto Marques e Moacy Neves (presidentes da ABI e do Sinjorba); Michele Gramacho (diretora da TV Alba); Raul Monteiro (presidente do Comitê de Imprensa da Alba e editor do portal Política Livre); Maria José Braga (presidenta da Fenaj); Ricardo Pedreira (diretor-executivo da ANJ); Rebeca Menezes (editora interina do portal Bahia Notícias); Elder Verçosa (Associação dos Juristas pela Democracia-Núcleo BA); e Osvaldo Lyra (colunista do Jornal ATARDE e diretor de Comunicação da Câmara Municipal de Salvador).

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa celebra o direito de todos os profissionais da mídia de investigar e publicar informações de forma livre. A data foi criada pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura em 1993, como um alerta sobre as impunidades cometidas contra centenas de jornalistas torturados ou assassinados em razão de perseguições no exercício da profissão.

"Diante de um cenário de constantes ataques à liberdade de imprensa, e em especial aos profissionais de imprensa no Brasil, considero de maior relevância a realização desta sessão", justifica o deputado Jacó.