´Gordinha` de Eliana Kertész chega ao Shopping da Bahia

         



Curvas, volume, imponência, exuberância, contorno, autenticidade. Todas essas qualidades se unem na obra da baiana Eliana Kértesz. E nesta semana, desde o dia 27, quinta-feira, uma pequena amostra do talento que encantou o mundo poderá ser vista no Shopping da Bahia. É que a gordinha “Ninoca” estará exposta na Praça Divaldo Franco, no 2° piso. Clientes, lojistas e visitantes poderão ter acesso gratuito a obra para tirar fotos, selfies e levar uma lembrança do trabalho de Eliana, tão presente na nossa cidade.

 

Ninoca é uma estatueta gigante, de 4 metros de altura, criada pelo artista multimídia Gringo Cardia, inspirada na obra original de Eliana Kertész, feita em bronze e fibra branca, em 2013, como uma homenagem à filha, Mariana Kertész, e aos netos, os gêmeos Antônio e Felipe.

 

Gringo foi o curador da exposição “Fartura e Abundância”, que levou milhares de visitantes ao Palacete das Artes - Museu Rodin no verão 2019/2020 para conhecer a obra e a vida da baiana. Após o sucesso de exposição, algumas das gordinhas vêm ocupando novos espaços na cidade. Primeiro foi Salomé, a gordinha amarela, que chegou ao Aeroporto de Salvador no mês passado. Agora, é a vez de Ninoca, a gordinha vermelha, aterrissar no Shopping da Bahia.

 

Arte por toda parte

O Shopping da Bahia sempre abrigou obras de arte ao longo da sua história. A mais icônica, a Mãe Baiana, de Carybé, continua exposta na entrada principal do empreendimento desde o final dos anos 80.

 

Em 2017, outra boa surpresa aos visitantes. Uma das vacas da Cow Parade, obra do artista baiano Rhailander Exaltação, foi adquirida pelo empreendimento e segue em exposição permanente nos corredores.

 

“Somos uma empresa com DNA baiano e isso faz com que estejamos sempre dispostos a mostrar o que a Bahia tem de melhor. A obra de Eliana é um patrimônio baiano. E, assim como diversos artistas baianos, chega aos nossos corredores com muito orgulho”, afirma Wilton Oliveira, superintendente do Shopping da Bahia.