´É voo de galinha`, diz Ciro Gomes sobre resultado do PIB

         



Ciro Gomes (PDT) criticou a falta de um projeto econômico do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e de seu ministro da Economia Paulo Guedes. Para o pré-candidato à presidência pelo PDT, o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) não é animador. Ele concedeu entrevista à Folha de S.Paulo e foi publicada na 4ª feira (2.jun.2021).

“Exportação de produtos básicos puxada pela demanda da China e favorecida pelo câmbio não geram emprego nem salários, nem tributos. É voo de galinha. Descemos 25 degraus de uma escada e estamos voltando três“, disse Ciro.

O PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país, subiu 1,2% no 1º trimestre, na comparação com os 3 meses imediatamente anteriores. O resultado foi divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na 3ª feira (1º.jun).

O crescimento foi acima das estimativas dos analistas do mercado financeiro. O governo comemorou o resultado. Para o time de Guedes, o resultado demonstra o “acerto” da política econômica.

Bolsonaro exaltou a alta no PIB do 1º trimestre. Na 3ª feira (1º.jun), ele afirmou em suas redes sociais que o resultado indica que o país está “voltando ao ritmo otimista do período pré-pandemia“.

Mas, para Ciro, não há um projeto para guiar a alta. “Não existe vento a favor para piloto que não sabe que rumo tomar“.

O emprego, citado pelo pedetista, é uma das áreas em que os resultados não são animadores. A taxa de desemprego no trimestre móvel de janeiro a março de 2021 chegou a 14,7%, o maior percentual da série histórica, iniciada em 2012. Os dados foram divulgados em 27 de maio pelo IBGE.
Do Poder 360