Polêmicas Contemporâneas da UFBA: "Qual nossa resposta a essa tristeza toda?"

         



Na próxima segunda, dia 07/06/21, às 19 horas, Polêmicas Contemporâneas, encerrando o semestre da UFBA, promove um evento de reflexão sobre a atual situação do país e, mais do que tudo, sobre o que nos espera para o futuro próximo. Para tal, cerca de 20 atores e atrizes sociais estarão buscando pensar através de suas próprias linguagens sobre "Qual nossa resposta a essa tristeza toda?".

Será uma noite de música, poesia, batalhas de rima, falas, intervenções sonoras e artísticas, contando com as presenças da cantora Juliana Ribeiro com "Poesia: marcha da quarta feira de cinzas" de Vinicius de Moraes e Carlos Lyra mais a música "Pra Matar preconceito" do seu novo trabalho "Preta Brasileira", do cantor e historiador Carlos Barros e do compositor e cantor Lula Gazineu. Por vídeo, o ator Jackson Costa apresentará "No Caminho com Maiakoviski", de Eduardo Alves da Costa. O cartunista Cau Gomes apresentará charges sobre o tema acompanhado da poetisa Maria Simões e das jovens do coletivo Empretecidas do bairro de Cajazeiras, Vitoria Dias e Lilian Conceição, com suas músicas e poesias. O poeta Alagoano Sebage apresentará o vídeo-poema Pré-história, seguido dos jovens artistas do Coletivo Khalid mob, Nork e Zakyn Sodré, famosos nas batalhas de rima que acontecem no bairro de Cajazeiras. Os artistas multimídia Claudio Manoel, Marina Mapurunga e Gleydson Públio escreveram e apresentarão a live performance SalGrosso, produzida especialmente para o evento. De Vitória da Conquista estará presente o professor e cordelista Gilvan Santos, tudo intercalado com falas de análise sobre o momento contemporâneo dos seguintes convidados: jornalista Claudio Leal, Livia Sant"Anna Vaz, promotora do Ministério Público da Bahia, Antonio Lafuente, do Centro de Humanidades e Ciências Sociais do Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha (em vídeo), George Vladimir,produtor cultural e artista, encerrando com a socióloga e líder indigena Avelin Kambiwä Buniacá, direto de Minas Gerais, e a antropóloga Goli Guerreiro.
Todo o evento será acompanhado de intervenções sonoras artísticas a cargo de Cristiano Figueiró, professor do Instituto de Artes e Humanidades da UFBA.

O evento acontece ao vivo pelo Canal Polêmicas Contemporâneas da UFBA em www.canalpolemicas.faced.ufba.br e também pela Rádio Faced Web no endereço www.radio.faced.ufba.br/aovivo.
A participação é livre sem necessidade de inscrição prévia.

Polêmicas Contemporâneas

Polêmicas Contemporâneas é uma atividade oferecida, de forma ininterrupta desde 2003, pelo Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com o objetivo duplo de, por um lado, articular de forma intensa os temas contemporâneos que deveriam estar presentes no currículo de todo e qualquer profissional em formação na UFBA; por outro, com o uso intensivo das tecnologias digitais de informação e comunicação, essa atividade é uma possibilidade ímpar de experimentar as tecnologias como uma forma de ampliação do acesso a esses debates por outros segmentos da sociedade de fora da universidade. A coordenação geral é do professor Nelson Pretto.

O evento é transmitido ao vivo pela internet com uso exclusivo de soluções livres, fruto de nossas pesquisas e com apoio crucial apoio do setor da STI da UFBA, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e do CNPq. Todo o material é licenciado em Creative Commons (CC by) de tal forma a poder ser copiado, divulgado e remixado à vontade. Os debates anteriores já estão disponíveis em www.polemicas.faced.ufba.br