Balé Teatro Castro Alves recebe inscrições para Laboratório de Criação e Realização em Artes Cênicas

         



O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) está com inscrições abertas, entre os dias 4 e 10 de junho, sexta a quarta-feira, para mais um ciclo de imersão artística no Laboratório de Criação e Realização em Artes Cênicas (LAB BTCA). A turma será aberta para participantes em geral e as atividades acontecerão de forma remota, através da plataforma Zoom Meeting. Serão ofertadas, ao todo, 10 vagas. A inscrição é gratuita e deve ser realizada através de um formulário online (http://bit.ly/LabBTCA2021), que ficará disponível no perfil da companhia oficial de dança da Bahia no Instagram (@btca.oficial). 

 

A iniciativa do corpo artístico do Teatro Castro Alves (TCA) visa consolidar um processo formativo de artistas empreendedores e realizadores, a partir de aulas, ensaios e mostra didática. Os encontros desta edição acontecem de 15 de junho a 29 de julho, terças e quintas-feiras, das 17h às 18h30. A mediação ficará a cargo do bailarino Sylvan Barbosa. 

 

As aulas proporcionarão aos participantes a experiência de criação de um produto artístico, incluindo as dinâmicas de gestão e produção. Artistas iniciantes ou sem experiência, desde que tenham mais de 18 anos, podem efetuar inscrição. 

 

O LAB BTCA tem parceria da Coordenação de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e da Diretoria de Espaços Culturais (DEC) da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult/Secult), órgão responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas culturais nos 27 territórios de identidade do Estado. 

 

BTCA – Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). Conta no seu repertório com mais de 100 montagens de importantes coreógrafos. Em sua história recente, destacam-se “Lub Dub” (2017), “Urbis in Motus” (2017), “Tamanho Único” (2018), “CHAMA: Coreografia para artistas incendiárixs” (2018) e “A História do Soldado” (2019), esta em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). Em 2020, em meio à pandemia da Covid-19, BTCA e OSBA mais uma vez se conectaram para promover colaborações artísticas em parceria, estreando seis criações inéditas encenadas e transmitidas ao vivo pela internet e TVE Bahia, dentro do projeto “Voltando aos Palcos”. 

 

Laboratório de Criação em Artes e Realização em Artes Cênicas 

Balé Teatro Castro Alves (BTCA) 

Com: Sylvan Barbosa 

Inscrições: 4 a 10 de junho, através do link: http://bit.ly/LabBTCA2021 

Encontros: 15 de junho a 29 de julho de 2021, terças e quintas, 17h às 18h30 

Onde: Zoom Meeting

Quanto: Gratuito