Paramana Nature coleta resíduos na Baía de Todos os Santos

         



Semana Mundial do Meio Ambiente foi aberta neste sábado (5) em Salvador, com diversas ações em diferentes pontos da cidade. Entre as iniciativas que marcaram o Dia Mundial do Meio Ambiente está o Paramana Nature, que recolheu resíduos do mar da Praia da Gamboa, no entorno do Solar do Unhão, na Avenida Contorno.

O local foi a escolha da Destilaria Paramana, idealizadora do projeto, por ser estratégico para a coleta de resíduos da Baía de Todos os Santos. “A praia da Gamboa tem condição ambiental boa por conta das correntes que diluem os efluentes, deixando apenas o material mais pesado no fundo”, destaca José Rodrigues, Consultor Técnico-Científico da ação. Segundo ele, ações como essa trazem visibilidade para a causa do combate ao lixo marinho, produzido, em cerca de 85%, no continente e descartado posteriormente no mar.

A ação, que busca a manutenção e proteção de mares e rios, teve apoio da Fundação Baía Viva, organização social que atua na Baía de Todos os Santos; da Associação Comercial da Bahia, através do seu Núcleo de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Inovação; da BP Investimentos; do WWI, da Prefeitura Municipal de Salvador e da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).

“Durante a limpeza e manutenção das nossas praias, nossos agentes costumam encontrar garrafas pet, plásticos e outros resíduos que, se não removidos, acabam indo parar no mar. Por isso, apoiar essa iniciativa é uma oportunidade que temos de sensibilizar a população para as consequências do descarte irregular e como isso impacta diretamente na saúde dos oceanos”, destacou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

Muito além da participação da sociedade civil, se faz cada vez mais importante que o empresariado também se conscientize do seu papel na cadeia da promoção da educação ambiental, como é o caso da Paramana. "As empresas, mais do que nunca, devem atuar de forma sustentável, inspirando seus clientes e indo além. Esse projeto busca devolver um pouco do que a Baía nos proporciona", destaca Wagner Miau, Diretor de Marketing da Paramana.

O Paramana Nature reuniu mergulhadores da equipe Tik Tak-Paredão, filiados à Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, que realizaram a coleta submarina. A Limpurb prestou o apoio logístico, cedendo um caminhão para o transporte dos resíduos coletados, que serão adequadamente descartados.

PARAMANA NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS – A Destilaria Paramana, fundada pelo empresário Paulo Sérgio França Cavalcanti, tem uma forte conexão com a natureza e com a Baía de Todos os Santos mais especificamente. A marca faz uma homenagem a referências locais em produtos de seu porfólio, como a cachaça de alambique Maria Guarda, que celebra a ilha homônima, e o Paramana Gin, que homenageia a praia de Paramana, na Ilha dos Frades.
Foto: Divulgação