Lauro de Freitas monta barreiras sanitárias com testagem em cinco bairros nesta sexta-feira

         



Dentro da estratégia de combate ao coronavirus, nesta sexta-feira (18) a Prefeitura de Lauro de Freitas monta barreiras sanitárias com testagem rápida nas unidades de referência ao atendimento de sintomas gripais e covid-19, das 8h às 13h. Locais: Unidades de Saúde da Família do Parque São Paulo, Irmã Dulce em Portão, São Judas Tadeu na Itinga, Chafariz no Parque Jockey Clube, e Caji.

Nesta quinta-feira (17) o município ampliou o público de vacinação contra a Covid-19. Na sede da Unime, foram vacinadas cerca de 500 pessoas que integram os seguintes grupos: mototaxistas com certificado de curso de qualificação, pessoas com comorbidades, que deveriam ser vacinadas com Pfizer por orientação médica, e os profissionais de educação física, com Cref ativo no município.  

Exercendo a profissão há dez anos, o personal trainer Ricardo de Oliveira, 38, revelou que trabalhava há mais de um ano com medo de contrair o vírus e transmitir para a família. Agora, com a vacinação, ele disse estar mais seguro e que vai intensificar os cuidados durante suas aulas. “Eu ficava receoso. Tenho vários alunos, contato com muitas pessoas e mesmo tomando todos os cuidados, a gente sabe que é pouco, né? Hoje é um dia feliz, que bom que eu consegui”.  

O dia também foi especial para a consultora de negócios Janete Silva Santos, 48. Ela convive com diabetes há quatro anos e é hipertensa há 12 anos. A consultora contou que perdeu entes queridos por causa do vírus e que a vacinação representa um momento único em toda a sua vida. “É como se fosse o nascimento do meu filho. Significa saúde e a sensação de respirar um pouco mais aliviada diante de tudo o que está acontecendo. Eu só consigo agradecer a Deus”.  

Todos os dias, o mototaxista Dilson Sá, 35, percorre às ruas da cidade para garantir o sustento da família. Na área há 11 anos, ele contou que a imunização é uma conquista imensa. “Toda a categoria só tem a agradecer. Mas mesmo com a vacinação, a gente sabe que é importante manter os cuidados e a higienização dos capacetes a cada viagem, para a nossa segurança e a dos clientes”. 

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), Augusto César Nascimento, os grupos contemplados com a imunização nesta quinta foram definidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), que estabelece o calendário de vacinação considerando os aspectos de risco, vulnerabilidade e as especificidades sociais.   

Em Lauro de Freitas, a vacinação por idade está em pessoas com 54 anos ou mais. O secretário afirmou que ainda essa semana vai diminuir a idade do público-alvo. “A expectativa é que hoje a noite ou amanhã (sexta-feira) cheguem mais doses para a Bahia e, consequentemente, para Lauro de Freitas. À medida que cheguem as doses vamos começar a chamar pessoas de 53 anos ou mais”.  

2ª dose 

No momento, a 2ª dose está suspensa no município. A situação é reflexo da celeridade na aplicação das vacinas, conforme explicou o titular da Sesa. “Cerca de 50 pessoas tinham prazo marcado para a 2ª dose hoje, mas foram chamadas [para a vacinação] ontem. Assim, o próximo aprazamento previsto no município é para o dia 21, segunda-feira”.