Prefeito visita instalações de novo museu no Centro Histórico

         



O prefeito Bruno Reis realizou, nesta terça-feira (22), uma visita às instalações do futuro Museu do Mar, situado em um amplo casarão amarelo no bairro do Santo Antônio Além do Carmo. A estrutura, implantada e operada pela Fundação Aleixo Belov, tem previsão para ser inaugurada no segundo semestre e se tornará mais uma opção de cultura e lazer na região do Centro Histórico de Salvador.

 

Acompanhado do próprio Aleixo Belov, velejador e criador do museu e da fundação que levam seu nome, o prefeito destacou que o novo equipamento será mais um ponto de visitação na capital, atraindo tanto os soteropolitanos quanto os turistas.

 

“O equipamento contribuirá muito para o turismo da nossa cidade, oferecendo conhecimento, história da nossa Baía de Todos-os-Santos e das diversas expedições que Aleixo fez dando a volta ao mundo”, disse o gestor municipal. Na ocasião, o chefe do Executivo municipal recebeu de presente livros autografados do ucraniano radicado na Bahia.

 

O Museu do Mar fica no Largo de Santo Antônio Além do Carmo e exibirá um rico acervo proveniente das cinco voltas realizadas por Belov ao mundo. Haverá, por exemplo, conchas marinhas, pedras vulcânicas, cartas náuticas, obras artísticas, pinturas, fotografias, exposições virtuais, além do barco Três Marias, com o qual o velejador completou sozinho três dessas voltas.

 

A visitação também englobou a sede da Fundação Aleixo Belov, que funciona em outro imóvel próximo e abriga salas para encontros e reuniões. O prédio possui, ainda, biblioteca e recursos multimídia, funcionando como um centro de pesquisa, fomento e debates sobre temas ligados ao mar.