Matiz

         



Por Martha Guedes
Maria sentada no hall. Bordava com linha verde. Tintim, o que é isto? Uma folha. Verde-escuro e verde-claro, se chama matiz.

Matiz, palavra bonita. Maria, muito séria. Maria bordava o matiz. Bordava no bastidor.

O mundo lá fora era verde: a casuarina da rua era verde, a cobra que morreu era verde. A serra era verde também. Nenhum verde era igual ao verde do quintal, nem ao verde lá da serra.

O vidro muito azul do leite de magnésia não era azul como o céu, era azul como o papel do rolo de algodão. Doença era azul. Azul de papel de algodão.

Nos braços de Lídia e Maria, eu via o mundo do alto. As casas cor-de-rosa como as rosas do jardim. Cor-de-rosa eram as casas de que muito eu me lembrava, de janelas grandes de vidro, num lugar longe, bem longe, sem Lídia e sem Maria. Sem ninguém com quem passear.
Maria vestida de branco. Os jarros da sala com flores. As flores eram todas brancas. Que flores seriam essas? Mamãe respondeu que eram angélicas.

Sonhei com muita coisa. Na rua, os cachorros latiam. Acordei e me arrumaram e me levaram para a estação. Minhas irmãs choravam juntas de modo bem engraçado. Por que choravam assim? As malas dentro do trem Papai acabou de levar. Maria chorou um pouco. Maria entrou no trem. Em casa, comi sequilhos. As flores ainda cheiravam. De noite, senti frio. Maria não me cobriu. Abandono era branco, com perfume de angélica.

O mundo era bonito. Era tudo muito novinho. Gostava de ver borboleta. Papai não deixava pegar. Borboleta amarela, bem quietinha em cima da flor.

A casa cheia de flores. Meu irmão, deitado, tão branco... Quase todo coberto de dálias. Papai olhava triste. Mamãe queria chorar. Queria mas não podia. Que flores tão feias traziam! Eram roxas, eu não gostava. Tristeza era roxa. Depois, ficou toda preta. Ficou depois preta e branca, até desaparecer. Meu irmão no porta-retrato. Saudade era sem cor. Era somente saudade.
---------------------------------------------------------------------------
Viajante solitária e apaixonada por música, urbanismo e arquitetura