Geraldo Jr. convida nomes do DEM para o MDB





O presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Júnior, já está se articulando para montar a chapa do MDB para o ano que vem. O cacique do diretório municipal do partido já formalizou convites aos vereadores Claudio Tinoco (DEM) e Alexandre Aleluia (DEM).

O convite para Tinoco foi feito de supetão, durante os discursos na sessão ordinária da última quarta-feira. "Vereador Claudio Tinoco, futuro emedebista", soltou Geraldo, no momento em que chamava o edil para discursar. Surpreso, Tinoco ficou sem resposta. Geraldo, então, brincou: "Vossa excelência tomou como surpresa?", questionou.

"Fico feliz com o convite. O futuro da cidade passa por aqui", tergiversou o democrata. Geraldo, então, voltou a convidar o edil, garantindo-lhe que ele será eleito deputado.

Já Aleluia foi convidado por Geraldo e pelo presidente estadual do MDB da Bahia, Alex Futuca. O edil deve deixar o DEM no ano que vem, quando pretende se filiar a uma legenda mais ligada ao bolsonarismo.

As mudanças devem ser concretizadas apenas após a definição sobre a volta ou não das coligações partidárias - união de vários partidos nas chapas proporcionais para o parlamento.  expectativa é de que haja um troca-troca movimentado de partidos entre os deputados, de olho em garantir a reeleição.

Vale ressaltar que a Câmara dos Deputados concluiu na noite da última terça-feira votação da reforma eleitoral que retoma a possibilidade de coligações nas eleições para deputados e vereadores, além de colocar na Constituição amarras ao STF (Supremo Tribunal Federal) e ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O segundo turno da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) foi aprovado por 347 votos a 135. Por se tratar de mudança na Constituição, era preciso haver votos de ao menos 308 dos 513 deputados. Agora, o texto segue para o Senado. Para valer para as eleições de 2022, as mudanças têm que ser promulgadas até o início de outubro deste ano. As mudanças locais dos partidos da Bahia deverão começar a se intensificar após esse período.
Da Tribuna