Câmara Municipal de Salvador ganha primeiro podcast





A Câmara Municipal de Salvador (CMS) acaba de ganhar seu primeiro podcast. Desde esta quinta-feira (23): o @podcam_ssa. A primeira temporada da série, que é um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), terá seis episódios. O objetivo é apresentar e discutir projetos marcantes e seus impactos para a cidade, como o da regulamentação da profissão dos mototaxistas, proposto, inicialmente, em 2009, pela ex-vereadora Leokret do Brasil, primeira mulher transsexual eleita no país.

O Podcam também explicará o papel de um vereador, as funções do legislativo municipal, contará a história da CMS e como a população pode participar da elaboração de projetos de lei, engajando-se na política local. O podcast é o TCC da aluna Marcela Vilar, da Faculdade de Comunicação (Facom) da Ufba.

Segundo Marcela, a ideia surgiu nas eleições municipais de 2020. “Quando fiz a cobertura das eleições para um veículo de comunicação e atuei como assessora de imprensa de uma candidata, percebi que várias pessoas ao meu redor, independente de classe social e econômica, tinham uma certa dificuldade em entender o que faz um vereador. Criei esse podcast para tentar reverter esse cenário”, explica a estudante, idealizadora do Podcam.

O público-alvo do podcast são moradores do Complexo do Nordeste de Amaralina, que participaram de um questionário online para a confecção do produto. O bairro não foi escolhido por acaso. “Acredito que o Nordeste representa Salvador de várias formas. Seja pela cultura, música, arte, pela necessidade de assistência social, problemas de saneamento básico e segurança pública. É uma espécie de metonímia da cidade, o que serviria como amostra qualitativa para a pesquisa inicial”, argumenta Vilar.