Fenasdetran participa de sessão alusiva ao trânsito no Senado Federal





O Senado Federal promoveu no último dia 24 de setembro sessão especial para homenagear as vítimas de sinistros de trânsito no Brasil e conscientizar a população sobre a importância do trânsito seguro. A sessão, promovida pelo senador Fabiano Contarato (Rede/ES), coincidiu com a celebração da Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro e a Federação Nacional das Associações de Detrans (FENASDETRAN) participou do encontro representado pelo consultor Armênio Souza (foto) médico oftalmologista e especialista no tema.

Na sua intervenção, ele disse que 59% dos acidentes de trânsito são causados por problemas de visão e os jovens de 18 a 25 anos são os mais atingidos. Citou ainda que de 2010 a 2019 no Brasil, ocorreram 3,5 milhões de acidentes com motocicletas, resultando em 200 mil
mortos, 800 mil pessoas sequeladas parcialmente e 2,5 milhões sequelados definitivamente e prostados em uma cama (em casa ou no hospital). Acrescentou que no interior do País, trocaram o "jegue pela moto" e os jovens fazem "piruetas" com as motos e os acidentes são eminentes.

O representante disse que pela primeira vez, a FENASDETRAN, presidida pelo baiano Mário Conceição, foi inserida no Fórum Social Mundial na Bahia e em Dakar, na África, com o tema Trânsito e Vida. O presidente da Federação diz que, desde então, a entidade defende o tema "Do infantil à universidade, trânsito é vida" e na luta para inserção da matéria trânsito no currículo escolar do Brasil.

O dirigente acrescenta que num momento de tanta conturbação no Brasil, o senador Contarato levanta um tema e discussão de alto interesse coletivo e que traz paz e felicidade para o Brasil. O consultor Armênio Santos elogiou a sensibilidade, liderança e convicção na condução do tema debatido no Senado Federal.