Navio laboratório da fundação francesa Tara Océan aporta em Salvador





No próximo dia 10 de outubro, chega a Salvador o navio laboratório Tara, da fundação francesa Tara Océan. Durante os quatro dias em que a embarcação ficará ancorada na Marina, na região do Comércio, uma série de eventos gratuitos estão programados em diferentes espaços da cidade. Em parceria com a Embaixada da França no Brasil e a rede de Alianças Francesas, a fundação francesa prepara exposições, oficinas e conferências em espaços públicos, assim como visitas à escuna que, por enquanto, seguem virtuais devido às limitações impostas pela pandemia.

A programação inclui apresentação virtual da embarcação em português, exposição de microrganismos com possibilidade de analisá-los através de microscópios digitais e atividades lúdicas, como jogos, além da exibição de filmes. As atividades são gratuitas e acontecem mediante inscrição prévia através do link https://www.weezevent.com/tara-tara-esta-em-salavdor-de-bahia.

O ponto alto da programação na capital baiana acontecerá no feriado, dia 12 de outubro, com um evento cultural organizado também no Museu Náutico do Farol da Barra: “Nosso Oceano Atlântico” que abordará a ligação oceânica e cultural entre o Brasil e a África. No dia 13, estão previstas a visita à embarcação de grupos de alunos de quatro escolas municipais.

A missão da Tara Océan faz parte do programa internacional de pesquisa AtlantECO, que conta com 36 institutos parceiros de 13 países, incluindo o Brasil. O objetivo desta missão é estudar o microbioma oceânico e suas interações com o clima, bem como o impacto da poluição nos oceanos e importância da preservação marinha. No Brasil, a expedição já passou pelo rio Amazonas e fez escala em Belém. De Salvador, partirá com destino ao Rio de Janeiro.

O programa da escala do TARA em Salvador:
Segunda-feira (11/10) e Terça-feira (12/10):
Visita pública das 9h às 11h / 14h às 16h
https://www.weezevent.com/tara-tara-esta-em-salavdor-de-bahia

Terça-feira (12/10):
Evento das 15h às 18h