Vitória vence o Vasco e está bem vivo





Por Zedejesusbarreto
Um triunfo maiúsculo (3 x 0), importantíssimo, e que muda positivamente todo o panorama para o rubro-negro baiano nesse retão final da competição. O Leão está vivo, vivíssimo e vai rugir forte nas três partidas que restam, brigando com todas as forças para se manter na Série B em 2022.

São dois jogos em casa, contra Cruzeiro e Vila Nova, com o apoio da torcida e agora, depois desse triunfo em cima do Vasco, com mais confiança de todos. Cada jogo é uma decisão, a ser jogada com alma, raça. O jogo fora é contra o CRB, em Maceió. O torcedor rubro-negro, mais do que nunca, acredita que vai dar.
O Vitória é o 18º, agora com 37 pontos, a um ponto apenas do Brusque, o primeiro fora da zona.
*
Em São Januário
Público miado nas arquibancadas (800 ingressos), gramado bem molhado e mastigado, o Vasco em queda depois de três derrotas seguidas, já sem chance de subir para a Série A, era o objetivo do clube; o Vitória à toda em busca de fugir do rebaixamento e permanecer na Série B.
O time baiano de branco total, os cariocas de preto.
*
Com bola rolando
- Gol do Vitória ! 1 x 0. Mal começou, aos 58 segundos, Marcinho acertou um belo chute da intermediária, a bola entrou no ângulo. Ponta de queixo, os vascaínos tontos.
- Aos 9’, a resposta vascaína, num chute também de longe de Andrey; o goleiro Lucas Arcanjo só olhou, a bola raspou o poste. O Vitória fez o gol e recuou inteiro, apostando no contragolpe em velocidade. Aos 18’, Nenê bateu falta no cantinho, Lucas Arcanjo foi buscar no rodapé, rebatendo e evitando o empate.
O cruzmaltino tinha mais posse de bola cercava, tentava mas não conseguia penetrar e finalizar. O Leão brigando, marcando, dificultando, garantindo a vantagem. Aos 33’, Lucas Arcanjo salvou novamente, numa finalização perigosa de Nenê.
O Vasco, uma equipe previsível e pouco talentosa, teve mais a bola e volume de jogo na primeira etapa, mas o Vitória achou o gol no início e lutou com muita raça para manter o placar, garantir os três pontos, suportando bem. No final até equilibrou um pouco as ações.
*
Logo no retorno do intervalo, o Vitória quase ampliou, num chutaço de Raul Prata, da entrada da área carioca, assustando o goleiro Lucão. O Leão voltou aceso, fechadinho atrás e fustigando na frente, na manha, na vontade, sobrando fisicamente, dominando as ações, controlando o jogo.
- Aos 9’, David entrou de cara e perdeu, mas estava impedido. Um Vasco perdido, sem inspiração, desorganizado, dominado. Aos 20’, Wagner Lopes reforçou a marcação no meio, tirando Eduardo e pondo Cedric.
- Gol ! 2 x 1 Vitória, Thalisson, de cabeça, escorando cobrança de escanteio da esquerda. Subiu livre na pequena área, testou forte e pra baixo, aos 22’. O time carioca já estava perdido, ficou atordoado, não viu mais a cor da bola, entregue.
Aos 31’, após mais uma bobeira em saída de bola da defesa carioca, David foi esperto, roubou, entrou livre na área e foi derrubado. Pênalti, claro.
- Gol ! 3 x 0 Vitória ! Marcinho bateu o pênalti com calma, deslocando o goleiro.
O Leão fez um bom segundo tempo, absoluto em campo. Triunfo mais que merecido e importantíssimo.
*
Destaques
- Mais uma atuação segura de Lucas Arcanjo, bom goleiro. João Pedro, guerreiro. David e Marcinho desequilibraram na frente, ganharam todas da fraca defesa vascaína.
*
Escalações
- Vasco : Lucão, Andrey, Walber, Castán e Riquelme; Bruno Gomes, M Gabrie, Nenê e M T (Morato); Gabriel Pec e Cano. Treinador, Fernando Diniz.
- Vitória : Lucas Arcanjo, Raul Prata, Wallace, Thalisson e Roberto; João Pedro, F Neto (Soares) e Eduardo; Fabinho, David e Marcinho (Alisson). Treinador, Wagner Lopes.
Arbitragem potiguar; no apito, Caio Max Augusto Vieira, com auxílio do VAR.
*
Pela 36ª rodada, o Vitória recebe o Cruzeiro no Barradão, domingo (14), às 19h. Casa cheia?
**
Outros jogos da quarta
Série B : Brasil de Pelotas 0 x 1 Guarani; CRB 1 x 0 Londrina; Goiás 2 x 1 Coritiba.
Série A : Atlético MG 3 x 0 Corínthians; Santos 2 x 0 RB Bragantino; Athlético PR 2 x 1 Ceará.
Palmeiras 4 x 0 Atlético GO; Fortaleza 1 x 0 São Paulo; Sport 2 x 3 América MG;
Juventude 2 x 1 Internacional.

**
Nesta quinta, dia 11, o Bahia encara o Flamengo no Maracanã, às 19 h (Série A).
Às 21h30 tem seleção brasileira em campo, contra a Colômbia, em São Paulo, valendo pontos pela Eliminatórias para a Copa 2022/Catar. O Brasil lidera a competição, com 31 pontos. Na zona de classificação, depois do Brasil (praticamente classificado), estão Argentina (25 pontos), Equador (17), Colômbia (16) e Uruguai.

**
Foto: EC Vitória