Faculdade Madre Thaís realiza o primeiro reality de Gastronomia





O primeiro reality de Gastronomia da Faculdade Madre Thaís está sendo realizado em parceria com a TV Cacau (uma plataforma no Youtube para divulgar a região cacaueira). Batizado como “Chef da Casa Madre Thaís” com o tema “Comida Brasileira”, o evento envolve cinco duplas formadas por dez alunos dos terceiro, quarto e quinto períodos do curso de Gastronomia da FMT.

A ideia surgiu da aluna Geraldina Silva, (Gera Silva), do quinto período do curso que já apresenta, às segundas-feiras, 13 horas na TV Cacau, o quadro “Gastronomia Cores e Sabores”. Tanto a Faculdade como a TV foram receptivos ao projeto. A cozinha e o espaço gourmet da FMT foram cedidos ao reality “Chef da Casa Madre Thaís”, o próprio diretor da Faculdade, Isidoro Gesteira apresentou o projeto a Rede Meira, principal ao apoiador e também Via Destino, além disso a Faculdade tem feito a reposição de produtos que não constam estoque do supermercado.

É o professor e Chef, André Cabral, quem passa a receita do dia e o tempo de cocção. Além disso, a competição conta com os Chefs Gil Aubert, Deia Lopes, Zilma Helena e Maria Nilza como jurados. As cinco chamadas são gravadas às quartas-feiras e vão ao ar nas segundas, na (TV Cacau), às 13 horas, apresentado por Gera Silva e Anna Lívia (Via Destino).

A gastronomia é considerada como uma das profissões da atualidade, devido a sua expansão na mídia, valorizando e formando uma cultura dos alimentos, sua apresentação e degustação. É um setor responsável por cerca de 10% dos empregos diretos no país e se mantém aquecida pela diversificação cultural, com um potencial enorme para a inserção no mercado, tornando a culinária uma verdadeira obra de arte, proporcionando uma melhor qualidade de vida às pessoas.

“O profissional pode atuar também na gestão e segurança de alimentos verificando o cumprimento das normas higiênico-sanitárias em toda a cadeia produtiva. O mercado gastronômico a cada dia necessita de pessoas qualificadas e que possuam conhecimento e senso crítico na área para explorar esse nicho com segurança e aptidão, aumentando a procura pelo graduado,” explica a coordenadora do Curso na FMT Profª Renata Sampaio Mafra de Santana.