II Jornada de Educação para a Paz, Cultura e Agni Yoga discute saúde do ambiente educacional





Os valores que fomentam a Cultura de Paz estão no centro das reflexões propostas pela II Jornada de Educação para a Paz, Cultura e Agni Yoga, evento online que nos próximos dias 16, 17 e 18 de novembro irá reunir especialistas em métodos e práticas de harmonização para inspirar professores, arte-educadores e demais interessados na saúde do ambiente educacional. Iniciativa do Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil, a jornada terá duas palestras em cada noite, às 19h e 20h, com transmissão pelo canal YouTube Roerich TV.

O evento abre debates sobre temas como a “Saúde Moral na Educação”, no qual o filósofo e jurista Flori Antonio Tasca discute bullying e cyberbullying; e “Educação e Saúde Cultural”, com a apresentação de projetos com a aplicação do conceito, pela museóloga e doutora em Sociologia, Heloísa Helena Costa. Já a professora e coach Josenilda Noronha contribui com uma reflexão sobre a educação para a paz como fruto de um processo de ampliação da consciência.

O programa também abordará práticas que buscam a paz nas relações, trazendo contribuições, como a técnica de mindfulness para reduzir o estresse e a ansiedade, que será apresentada pela neurocientista, Andrea Ruf, PhD em Redução de Estresse. Destaque também para o Método I.am.I de Pintura Espontânea®️, focado no desenvolvimento das inteligências múltiplas e inatas do ser, que será abordado por sua própria criadora, Susan Bello, PhD em Terapia Expressiva e Psicologia da Arte, e pela artista plástica, Denise Noronha, facilitadora do método. Ainda como proposta de ação, será exibida a exposição de fotografia Semelhantes, idealizada como instrumento educativo contra o preconceito. A jornalista Cássia Candra, criadora do Projeto Semelhantes, fará a visita guiada virtual da mostra.

 

Instituto Roerich Brasil - Instituição sem fins lucrativos fundada em Salvador, em 1999, trabalha para a construção da Cultura de Paz, desenvolvendo uma programação de eventos públicos que inclui palestras, cursos e projetos de intercâmbio. O Roerich Brasil se baseia nos princípios disseminados pela escritora Helena Roerich, que compilou a série de livros Agni Yoga para difundir a Ética Viva, e pelo artista e pacifista Nicholas Roerich, indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 1929. Nicholas é autor do Pacto Roerich, criado por para assegurar a preservação de tesouros culturais, científicos e naturais.

 

SERVIÇO

II Jornada de Educação para a Paz, Cultura e Agni Yoga

Quando: 16, 17 e 18/11, às 19h e 20h

Onde: YouTube Roerich TV