Adolfo Menezes encerra o ano legislativo de 2021 com um balanço positivo dos trabalhos na ALBA





Em sessão solene de encerramento dos trabalhos em 2021, realizada de modo remoto, na manhã desta quinta-feira (30.12), o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Adolfo Menezes, fez um balanço das atividades do Parlamento estadual em 2021. Ele fez questão de destacar os números que mostram o volume de trabalho desenvolvido pelos deputados estaduais. “De 1º de fevereiro a 30 de dezembro de 2021, a Casa recebeu um total de 1.985 proposições”, lembrou Adolfo.

Entre ordinárias, extraordinárias, solenes e preparatórias, a ALBA realizou 46 sessões plenárias, nas quais foram proferidos 425 discursos, votadas 62 proposições externas (Projetos do Executivo, Ministério Público e municípios) e 167 de parlamentares, enquanto a Mesa Diretora apreciou 1.756 proposições. “Sem dúvida, foi um ano de muito trabalho na nossa Assembleia Legislativa”, observou o chefe do Parlamento estadual.

Das principais iniciativas apreciadas ou propostas pelo Legislativo, Adolfo ressaltou o reconhecimento de situações de emergência e calamidade nos municípios, por causa dos efeitos da pandemia e das chuvas, a destinação de mais de R$ 12 milhões eme emendas parlamentares para as famílias desabrigadas e desalojadas pelas chuvas e a Emenda Constitucional extiguindo o pagamento de subsídios aos deputados em convocações extraordinárias.

“No ano em que a pandemia da Covid 19 atingiu o seu ápice, o Poder Legislativo baiano, em nenhum momento, deixou de cumprir o seu papel de defender os interesses da população, principalmente dos mais pobres. Como se não bastassem as dificuldades causadas pela Covid-19, agora, no final do ano, nos deparamos com uma tragédia de proporções há muito não vista, causada pelas fortes chuvas em diversas regiões, notadamente no Sul, Extremo Sul e Sudeste baianos”, falou o presidente da Casa.

“A tudo enfrentamos, em parceria com o Poder Executivo estadual e Prefeituras, sem perder o nosso foco em nenhum momento. E em 2022 continuaremos atentos e trabalhando com agilidade para minimizar o sofrimento dos nossos conterrâneos. Aproveito para desejar a todos um excelente Ano Novo e com o desejo de que no ano que se inicia logo mais o nosso país volte a ter esperança de dias melhores”, finalizou o chefe do Legislativo estadual.