Telma Brites conquista territórios internacionais com ´Trilogia Gaia`





Telma Brites e sua trilogia Gaia: Com títulos publicados no Brasil, Alemanha e Angola, a escritora baiana estará em Salvador para o lançamento da nova edição de sua obra, dia 8 de janeiro, às 17h, na Livraria LDM do Shopping Passeo, Itaigara.

Fascinada pelo mundo artístico, Telma Brites, nascida em 1963 na Bahia, se reencontrou com o universo da literatura em 2015 ao escrever “Gaia – A Roda da Vida”, livro que inicia a Trilogia Gaia. Formada em Ciências Sociais na UFBA, a qual se especializou em antropologia médica, a baiana criada em Cafarnaum viajou até diversos países europeus e encontrou grandes inspirações para a história que hoje tem edição no Brasil, Alemanha e Angola.

Se mudando para França em 1987, Telma Brites se tornou uma autodidata e trabalhou como professora de português. Em 2001, ao se mudar para a Alemanha, notou que precisava se adaptar a um novo estilo de vida, pois as escolas alemãs não tinham o idioma como disciplina, e foi nesta situação que sua conexão com a literatura, paixão pela mitologia grega e sonho em ser autora literária reacenderam.

Foi necessário viajar para diferentes cidades para se conectar com a essência da história, sendo a Ilha de Creta, na Grécia, um dos principais pontos de inspiração. Viana do Castelo (Portugal) e Bingen am Rhein (Alemanha) também foram momentos de pura dedicação no enredo fictício da baiana, que já foi indicado a premiações literárias nacionais e garantiu presença da artista nas bienais dos livros dos estados brasileiros e, até mesmo, fora do país. Com nova edição lançada em 2020 pelo Grupo Editorial Coerência, a autora Telma Brites chega ao Brasil para iniciar uma tour de eventos de lançamento dos livros.