DECEPÇÕES





Por Henrique Ribeiro
O Joca era um garoto muito inteligente e introspectivo. Sempre esteve um pouco depressivo para sua idade, sem altivez comum nesta idade. Aos 12 anos adorava e discutia as leis da física até mesmo com seus mestres.

O professor Joly é um fã incondicional do Joca e o orienta indicando livros e filmes que o aluno lhe dá de volta a sua impressão, sendo o último livro de humor: "Freud Baiano" do autor Henrque Ribeiro que lhe causou crise de risos deixando-o muito bem humorado.


O primeiro fato decepcionante que aconteceu foi a perda da tia Helen sua musa inspiradora nos estudos. Bastava vê-la para seu mundo alegrar.


No colégio Joca se apaixona por Made a irmã de Eron, inicialmente ele acreditava que eles eram namorados, mas ao aproximar dos dois ficou feliz em descobrir que eram irmãos. Neste período teve uma outra grande decepção, a morte de Getúlio, o seu maior amigo, suicidou-se devido problemas familiares. A partir desta data sempre que fazia nova amizade, ele perguntava ao novo amigo se ele tinha problemas familiares.


A Made era mais velha e sempre quis Joca como amigo. Ela apresentou Lúcia sua amiga que se encantou por ele e passou a namorá-lo.


A turma era da levada e gostava de um baseado. A cada decepção Joca consumia um índice maior de drogas.


Um dia ao chegar em casa mais cedo assistiu a irmã Célia ser agredida pelo namorado Narciso. Ele tentou impedi-lo, mas ela o defendeu por que o namorado estava nervoso com sua provocação e pediu segredo para ele não contar aos seus pais. Ele não concordou mas aceitou para evitar problema para os pais e a irmã.

 

A noite Joca saiu com Made e o irmão e ao tomar uns drinks acabou falando sobre o assunto com o irmão de Made que não aguentou e abriu o jogo com o pai de Joca. José procurou os pais de Narciso e exigiu o afastamento imediato de Narciso da filha dele, Célia.


Eron tinha um caso com o amigo Nero e disfarçava namorando a moça Cleia.


Narciso se vinga de Eron revelando caso dele com Nero.


Nero briga com o seu parceiro e se afasta de Eron que passa a ter um quadro forte de depressão,se afunda nas drogas e tenta consolar-se com amigo Joca, mas este não corresponde totalmente, oferece apenas o ombro amigo.


Num final de semana tem uma festa da turma e Eron num porre provoca Joca e pede a ele que dê um beijo na boca da menina que ela ama. Joca beija Made na boca, deixa Lúcia decepcionada e Made furiosa com a situação.


Joca agora está sozinho e em crise depressiva. A mãe Maria descobre o uso de drogas e interna o Joca que se encontra em estado catatônico.


Made é traída por seu namorado Arlindo que se acha mais interessante que é. Ela procura o hospital e ajuda Joca na sua recuperação aceitando ele como namorado.
O amor de Made salva Joca da depressão e do excesso de drogas.
A Celia continua com Narciso encontrando às escondidas e pretende casar-se com ele após se formarem. Segundo ela, ele não bate mais nela.


Eron reata com Nero. Cleia decepcionada segue em frente e começa a namorar Esaú irmão gêmeo de Jacó que se acerta com Lúcia.

(Inspirado em S.C.)