Rui entrega novos apartamentos a 174 famílias que moravam em Alagados





Na parede da sala da nova casa, a foto da neta Sofia e, na lembrança, a antiga residência. “Morei na palafita, em cima da maré. Meu filho chegou a cair lá de cima”. A história de Mônica Machado, 43 anos, é uma entre as 174 famílias da comunidade dos Alagados que receberam um apartamento novo nesta terça-feira (11). As chaves foram entregues pelo governador Rui Costa no conjunto habitacional construído em Massaranduba. São 29 prédios em uma área totalmente pavimentada, com três praças, dois parques infantis, duas academias, um abrigo de resíduos sólidos, vagas de estacionamento, sistema de drenagem e de esgotamento sanitário.  
 
O governador destacou que mais casas serão entregues até o fim do ano. “Nós temos mais casas para entregar, que serão construídas, inclusive para aquelas pessoas que sofreram com as chuvas. O Estado vai fazer um esforço extraordinário, porque teremos que remanejar o orçamento. A gente está estimando que vai chegar perto de quase 5 mil casas. Isso vai dar mais de R$ 350 milhões que não estavam inicialmente planejados no orçamento. Mas nós vamos ter que remanejar para poder atender essas pessoas que perderam as suas casas e devolver a elas um mínimo de dignidade, longe das áreas de alagamento”, afirmou.
 
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Eures Ribeiro, ressaltou que o projeto tem como público-alvo as pessoas mais carentes. “Esse projeto visa estender a mão para quem mais precisa, e quem precisa são as pessoas que não têm onde morar. Só aqui são 174 casas, mas nós já temos mais casas cadastradas em um outro projeto. São mais 250 casas que estão praticamente prontas para serem entregues”.
 
Os apartamentos possuem dois quartos, sala e cozinha. Ao receber as chaves, Mônica Machado comemorou a segurança da nova moradia. “Como é que não fica feliz depois de 22 anos morando na maré? Isso aqui é um paraíso. Receber uma casa dessas é uma felicidade. É tudo de bom”.