Alta da inflação, aliada a crise, tem provocado a busca por outras fontes de renda





A prévia da inflação para dezembro na Região Metropolitana de Salvador, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), é a maior do país (1,13%). No indicador acumulado de 2021, o índice aponta um fechamento na inflação de 10,42%. Gastos com transportes, combustível, energia elétrica, além de alimentação e bebidas devem seguir em alta e impactar ainda mais o bolso do consumidor. Para enfrentar a situação, trabalhadores baianos têm transformado hobbies em segunda fonte de renda.

 

A especialista em carreira Lilian Simplício aponta que nos últimos dois anos cresceu em 40% o número de profissionais que aliaram atividades secundárias a suas carreiras. “As profissionais buscam, além de crescimento na área e aumento salarial, atividades mais estimulantes e que proporcionam bem-estar, inclusive é uma das tendências de 2022 provocadas pelo mundo pós-pandemia: mulheres que usam habilidades pessoais para empreender e gerar uma segunda renda. Quase metade das minhas clientes hoje estão caminhando nessa direção”, afirma.

O que antes era considerado hobby passou a ser um negócio para a professora de português Ivone Maia. Apaixonada por confeitaria, ela viu sua habilidade transformada em segunda renda em 2019; hoje os ganhos correspondem a 30% do seu orçamento mensal. “Sempre gostei de fazer bolo, mas nunca havia pensado que se tornaria uma fonte de renda. Desde o início da pandemia, com mais tempo ocioso, passei a investir mais na @bolodeversos. Hoje me divido entre lecionar e confeitar”.

Formar uma reserva de emergência também é uma preocupação em tempos de variações de preços de produtos básicos e de custo de vida cada vez mais alto. Esse é o objetivo da jornalista Gabriela Braga, que utilizou parte do tempo em casa em 2020 para fazer doces e lançou o @pudimdagabi_ssa. “Comecei de forma despretensiosa e passei a receber cada vez mais encomendas, hoje utilizo a renda gerada pela confecção de doces para reserva de emergência”.

Restart Carreira

Que os produtos e serviços estão cada vez mais caros, todos já sabem, mas o que fazer para compensar a discrepância salarial ainda é uma grande dúvida. Entendendo esse momento de novas carreiras e oportunidades, a especialista Lílian Simplício lança curso gratuito para profissionais que querem aprender a planejar suas carreiras.

O Restart Carreira acontecerá em 17 de janeiro, às 20h, ao vivo pelo YouTube, é totalmente gratuito e vai ensinar como é fundamental que profissionais aprendam a fazer boas escolhas no planejamento e execução das suas carreiras. O curso é indicado principalmente para quem deseja recomeçar sua vida profissional em 2022. “Essa é a oportunidade para que de forma simples, em cinco passos apenas, as pessoas possam alcançar mudanças sólidas em sua vida profissional”, reforça a especialista.

Serviço: Curso Restart Carreira
Quando: 17 de janeiro
Onde: ao vivo pelo YouTube
Horário às 20h
Inscrição gratuita: https://liliansimplicio.com/restart/

Sobre Lilian Simplício

Doutora em Química, formada pela Universidade Federal da Bahia, professora e pesquisadora do Instituto de Química da UFBA desde 2010, Lilian é apaixonada pelo Desenvolvimento Humano e tem como propósito orientar pessoas na construção de uma carreira mais alinhada com a sua essência. Possui formação em Programação Neurolinguística, Coaching Vocacional, Orientação de Carreira, Analista Comportamental DISC e hoje atua na área de desenvolvimento humano, orientando pessoas que desejam escolher, planejar e desenvolver suas carreiras para ter mais realização fazendo o que amam. Com metodologia própria, vem contribuindo na vida profissional de centenas de mulheres, ajudando-as a redirecionar os rumos das suas carreiras, construindo um caminho com mais sentido, remuneração e realização.

Confira cinco dicas para transformar sua vida profissional em 2022

É preciso ter coragem para enfrentar uma dupla jornada e sair da zona de conforto que um emprego fixo carrega não é fácil. Confira as dicas da especialista, que vão te ajudar a perseguir os seus objetivos até alcançá-los:

- Seja determinado - os desafios vão aparecer, mas é preciso traçar um plano e segui-lo firmemente;
- Invista em sua imagem profissional - transforme sua forma de se comunicar, faça fotos profissionais, tenha presença estratégica no digital (instagram, site/blog, google meu negócio);
- Defenda a sua ideia de forma consolidada - familiares e amigos muitas vezes vão te desestimular. Persista até alcançar o seu sonho;
- Caso empreender seja seu objetivo, faça uma reserva de emergência - economize ao menos o equivalente a seis meses de suas despesas fixas antes de deixar o emprego formal;
- Corte despesas - comece fazendo uma limpa em serviços que você utiliza pouco (como streaming e contas de telefone fixo). Otimize os gastos e tente aliviar o orçamento.