Ulla von Czékus recebe visitantes especiais na exposição





A exposição “Árvore de Mim”, da artista visual e fotógrafa Ulla von Czékus recebeu na última semana da mostra um grupo de crianças, jovens, pais e profissionais do CEANS – Centro de Estudos e Atendimentos Neurológicos da Saúde, sob a coordenação da fonoaudióloga Ivalda Gomes. Os visitantes conheceram o espaço do Ativa Atelier Livre, viram as obras das duas séries fotográficas “A Dúvida” e “Arredores” e interagiram com elas através de fotos tiradas no local e impressas. “Eles visitaram a exposição e cada um deles escolheu o trabalho que mais gostou. A partir disso eles repetiram a pose da foto, nós os fotografamos e imprimimos as fotos para que eles fizessem uma releitura do trabalho através de colagem e pinturas”, conta Ulla von Czékus.Participaram da visita, além da artista Ulla von Czékus, a artista Lanussi Pasquali e o curador da mostra Fábio Gatti.

Sobre Ulla von Czékus

Ulla von Czékus nasceu em Salvador. Da mãe herdou o prazer e o fascínio pelo cultivo das plantas. Influenciada por seu pai – fotógrafo por hobby que adorava produzir imagens dos momentos familiares –, desde criança, aproximou-se da visualidade da fotografia. Quando adulta, conjugou esses dois fazeres em um só para reflexionar sobre a transformação da vida mesma.

Explora, em seus trabalhos, não apenas imagens em estúdio do universo da botânica, mas também uma conversação entre a característica indelével do tempo e a impermanência da vida humana – idêntica às das folhas, frutos, sementes que fotografa. Hoje, seu trabalho se debruça sobre pensar a vida como experiência contínua diante de suas resplandecências e, concomitantemente, de sua marcante efemeridade.