Vitrine Lab, projeto de capacitação em distribuição audiovisual, anuncia sua 3ª edição





A terceira edição do Vitrine Lab, curso livre realizado pela distribuidora Vitrine Filmes e apoiado pelo Projeto Paradiso, em parceria com o programa Industry Academy do evento BRLAB, acontece entre 20 de junho e 15 de julho. São 12 aulas ao vivo e on-line de capacitação em distribuição audiovisual, que serão realizadas sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, no período noturno. As inscrições para as 100 vagas disponíveis podem ser feitas a partir do dia 13 deste mês, por meio da plataforma Sympla (clique aqui).

 

O line-up das aulas reúne profissionais da área e abrange todas as etapas do trabalho de distribuição de filmes no circuito de cinema. Há conteúdos relacionados a princípios do mercado cinematográfico, políticas públicas, planejamento, marketing digital e comunicação, participação em festivais e editais, além dos aspectos contratuais, modelo de negócios e prestação de contas. Confira abaixo o cronograma de aulas.

 

“O Vitrine Lab segue com o seu objetivo de criar um espaço de reflexão e troca, que, de maneira inclusiva, promove discussões em torno das práticas vigentes no mercado, além de contribuir de forma positiva para o futuro do cinema no Brasil”, comenta Amanda Kadobayashi, coordenadora geral de conteúdo da Vitrine.

 

Nesta terceira edição, o Vitrine Lab traz novidades para os alunos. Após a realização do módulo teórico, todos os participantes terão a oportunidade de concorrer ao programa de trainee da Vitrine, que selecionará até quatro pessoas para trabalhar no lançamento de um título ao longo de um mês. Outro benefício, concedido pela parceria com o Projeto Paradiso e com o Locarno Industry Academy, será a indicação de uma pessoa pela distribuidora para participar do programa anual de capacitação do Industry Academy, que acontecerá em São Paulo durante a edição de 2022 do BrLab, laboratório internacional de desenvolvimento de projetos audiovisuais.

 

“O Vitrine Lab está colhendo muitos resultados, como o reconhecimento na categoria de Distribuição Criativa no Prêmio Goteborg Film Fund, na Suécia, comprovando que há uma demanda por profissionais especializados em distribuição cinematográfica no mercado audiovisual”, comemora Bernardo Lessa, coordenador geral de negócios da Vitrine.

Ao longo das edições que tiveram início em 2021, quatro participantes do programa se juntaram ao time da Vitrine Filmes e outros foram contratados por empresas como Grupo Globo, Mostra de SP, Tarrafa Distribuidora e Lab Negras Narrativas, oferecido pelo Amazon Prime Video. Outros ainda tiveram projetos aprovados em editais de fomento como o PROAC/SP e abriram suas próprias produtoras.

 

SERVIÇO

Vitrine Lab - 3ª Edição (Site oficial):

Inscrições abertas a partir de 13/05 na plataforma Sympla (clique aqui);
Encerramento das inscrições no dia 13/6;
Realização do curso: de 20 de junho até 15 de julho (são 24 horas no total, com 12 aulas transmitidas ao vivo e online*);
Sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, no período noturno;
Valor do curso: R$ 990,00.
*o conteúdo das aulas ficará disponível para consulta após 24 horas da transmissão ao vivo

 

PROGRAMAÇÃO (mais informações, clique aqui)

20/6 - Princípios do Mercado Cinematográfico: Cadeia de Valor, com Felipe Lopes

22/6 - Da Curadoria ao Planejamento de Distribuição, com Talita Arruda

24/6 - Desenho de Circuito e Parque Exibidor Brasileiro, com Elaine Vegnaduzzi

27/6 - Políticas Públicas do Cinema Brasileiro, com Bernardo Lessa

29/6 - Planejamento de Marketing: Campanha e Pensamento Comercial de um Filme, com Elzie Barbosa

1/7 - Design no Cinema: Identidade Visual e Pensamento nas Peças Gráficas, com Maiara Sipoli

4/7 - Marketing Digital: Redes Sociais, Mídia Paga e Engajamento Digital, com Heitor Machado e Delles Sassi

6/7 - Assessoria de Imprensa para Filmes: Estratégias Para Alcançar sua Exclusiva, com Cláudia Belém

8/7 - Mostras, Festivais, Laboratórios e Mercados: caminhos para a construção de carreira de um filme, com Eduardo Valente

11/7 - Pós-produção e Montagem: do delivery ao trailer, com Marina Kosa e Eduardo Vasconcelos

13/7 - Aspectos contratuais, modelos de negócio e viabilidade econômica na distribuição, com Tania Pinta e Amanda Kadobayashi

15/7 - Controladoria e Prestação de Contas, com Rafaela Silva

 

Sobre a Vitrine Filmes
A Vitrine Filmes, em dez anos de atuação, já distribuiu mais de 160 filmes e alcançou mais de quatro milhões de espectadores. Entre seus maiores sucessos estão "O Som ao Redor", "Aquarius" e "Bacurau" de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Outros destaques são "A Vida Invisível", de Karim Aïnouz, representante brasileiro do Oscar 2020, "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro, e "O Filme da Minha Vida", de Selton Mello. Entre os documentários, a distribuidora lançou "Divinas Divas", dirigido por Leandra Leal e "O Processo", de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional. Além do cinema nacional, a Vitrine Filmes vem expandindo o seu catálogo internacional ao longo dos anos, tendo sido responsável pelo lançamento dos sucessos ‘O Farol’, de Robert Eggers, indicado ao Oscar de Melhor Fotografia; ‘Você Não Estava Aqui’, dirigido por Ken Loach, e "DRUK - Mais uma rodada", de Thomas Vinterberg, premiado com o Oscar de Melhor Filme Internacional 2021.

Via: Atomica LAB