Bahia é destaque em olimpíadas nacionais e internacionais de educação





A Bahia segue conquistando grandes resultados em olimpíadas de conhecimento ao redor do Brasil e do mundo. Na Olimpíada Nacional em História do Brasil – ONHB -, organizada pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP –, 582 equipes baianas se classificaram para a 3ª etapa, se mantendo na 5ª posição entre os estados brasileiros com mais representantes.

 

Entre as instituições de ensino de Salvador, o Colégio Cândido Portinari foi um dos destaques, pois 11 grupos formados por trios estão na 3ª fase. Entre os estados brasileiros, São Paulo continua com o maior número: 3.267 grupos. Em seguida, estão Ceará (1.825), Pernambuco (846) e Minas Gerais (708).

 

Na 3ª fase, que vai até sábado (21), as equipes vão fazer 12 questões de múltipla escolha, incluindo uma tarefa especial. Os melhores grupos vão para a 4ª fase.

 

Concurso Canguru de Matemática

Organizado pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF) em mais de 80 países, o evento reúne 6 milhões de participantes de todos os anos/séries. Realizado no mês de março, o Concurso Canguru de Matemática contou com a participação de 981 estudantes do Colégio Portinari. 15 foram premiados com medalhas de ouro, prata, bronze e certificado de honra ao mérito entre os alunos de destaque.

 

Na edição 2022, mais de 3 milhões de estudantes brasileiros, de todos os estados do país, participaram.

 

Medalhistas

 

Ouro

- Pedro Souza - 3º Ano A;

- Pedro Adam Ribeiro - 4º Ano B;

- Leonardo Oliveira - 6º Ano B;

- Caio Lessa - 3ª Série A.

 

Prata

- Ana Clara Teixeira - 2ª Série A.

 

Bronze

- Igor Silva - 3º Ano A;

- Daniel São Pedro - 5º Ano B;

- Arthur Alves - 6º Ano A;

- Paola Sena - 7º Ano B;

- Juliana Mascarenhas - 8º Ano A.

 

Honra ao Mérito

- Anna Valentina Daltro - 3º Ano B;

- Breno Queiroz - 3º Ano B;

- Lucas Avallone - 3º Ano B;

- Diego Ramalho - 6º Ano B;

- Giovana Santos - 9º Ano A.