Novos investimentos vão modernizar o sistema de abastecimento de Caculé, no sudoeste baiano

  • Post category:MUNICÍPIOS
No momento você está vendo Novos investimentos vão modernizar o sistema de abastecimento de Caculé, no sudoeste baiano

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) está investindo um montante de R$ 7,1 milhões na ampliação e melhorias do sistema de abastecimento de água de Caculé, no sudoeste baiano. Com recursos próprios, o empreendimento vai modernizar o sistema e reforçar a segurança hídrica para atender a demanda futura por água tratada, garantindo ainda mais qualidade e eficiência na prestação do serviço.  A ordem de serviço foi assinada com a participação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e dos diretores de Interior da Embasa, Gildeone Almeida, e Financeira e Comercial, Marcela Lima. 

O empreendimento, que terá início neste mês de julho, prevê a ampliação da oferta de água tratada, com a ampliação da estação de tratamento, com a implantação de modernos floculador e decantador. Também será construído um novo tanque de adensamento de lodo, aperfeiçoando a gestão de gerenciamento de resíduos sólidos, tornando a unidade da Embasa mais sustentável. Também será construída uma nova estação de bombeamento para atender o Distrito Industrial e modernizado outros dois já existentes – Umbuzeiro e Rodoviária. 

A captação de Truvisco terá um novo flutuante com bombeamento até uma nova estação de bombeamento de água bruta, que será construída próxima a uma elevatória já existente, para que a água captada seja tratada na estação. A captação de Comocoxico terá bombeamento direto do flutuante. A obra prevê duplicação e substituição de trechos da rede adutora que leva a água da captação até a estação de tratamento. Atualmente, a Embasa fornece água tratada para cerca de 7,5 mil imóveis, beneficiando um total de 22,7 mil moradores de Caculé. 

“Ao final da obra, previsto em contrato no prazo máximo de 360 dias, será entregue um sistema de abastecimento de água moderno, com as estruturas da captação e estação de tratamento totalmente reformuladas, e que vai captar água de dois mananciais, garantindo a prestação do serviço com qualidade, e atendendo a demanda atual e futura por água tratada no município. O empreendimento está sendo construído para uma produção e tratamento para garantir água para até 30 mil pessoas, permitindo o atendimento de novos loteamentos na cidade e eventuais extensões de rede para localidades”, afirma o diretor do Interior, Gildeone Almeida.