O AVENTUREIRO PRECIOSO

  • Post category:ARTIGOS
No momento você está vendo O AVENTUREIRO PRECIOSO

Por Henrique Ribeiro
O Tel era casado com Alice, filha de uma rica família, vivia insatisfeito em depender da família da esposa. Ele sempre sonhou em ter um jornal. Ele era pai de um garoto, o Cinho.
A sogra, que caiu do céu…após quebrar a vassoura, sua franca inimiga, só vivia colocando-o para baixo e acusava-o de boêmio e “bom vivan” que deu o golpe do baú.
Tel resolveu ir para Serra Pelada arriscar a vida em busca de documentar a febre ouro. Convenceu a mulher a ir com ele e o filho. A sogra foi contra, mas Alice seguiu o marido com o filho.
Ao chegar em Serra Pelada alugou uma casa, na frente montou a sede do jornal Tribuna da Serra Pelada.
A região vivia a efervercência do ouro, ele ficou sabendo que os poderosos que exploravam o ouro não gostavam de publicidade devido vários crimes insoluveis ocorridos e que um jornalista da região, o
França Gabeira foi assassinado por causa das suas investigações divulgadas relativas a esses crimes.
Tel descobriu que o Coronel Pedrosa, era o mandante de vários crimes e entregou o poderoso a justiça que foi preso, julgado e condenado.
Tel e seu jornal Tribuna ficam famosos na região.
Ele defendia o garimpo legal e os pobres garimpeiros.
O filho de Tel foi sequestrado,em represália,
pela família do coronel, mas os garimpeiros descobriram o esconderijo e resgataram o Cinho em menos de vinte quatro horas.
A cidade de Serra Pelada progredia e Tel foi indicado para prefeito, mas ele não aceita.
Apoia um judeu amigo seu, o Ananás que foi eleito.
O fogo do ouro começa a declinar.
Tel recebe e publica uma notícia sobre a febre dos diamantes no município de Cândido Sales. Aventureiro como é, resolve conhecer a região e deixa o jornal Tribuna da Serra Pelafa na mão de Alice que toca-o com desenvoltura.
O Tel abre uma filial do jornal em Cândido Sales e coloca o filho Cinho como redator.
O jornal ajudou aos garimpeiros a se organizar e se defender da exploração dos atravessadores de diamantes.
Tel consegue provar a família da esposa o seu real valor.
O aventureiro Tel ficou conhecido como Historiador do Ouro e Diamantes e teve sua biografia publicada pelo escritor Henrique Ribeiro com o prefácio do jornalista JF.