Oposição anuncia obstrução de votações para pressionar por impeachment de Alexandre de Moraes

No momento você está vendo Oposição anuncia obstrução de votações para pressionar por impeachment de Alexandre de Moraes

A oposição na Câmara e no Senado anunciou obstrução nas votações de ambas as Casas a partir da próxima semana. Segundo os parlamentares, o movimento é uma defesa da “verdadeira democracia”. O grupo também prometeu apresentar um pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na próxima segunda-feira (9), após as manifestações previstas para o feriado do dia 7 de setembro. Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convocaram atos em Brasília e na Avenida Paulista.

O licenciado líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), criticou a decisão de Alexandre de suspender as atividades do X (antigo Twitter) no Brasil. Para ele, o magistrado estaria agindo como um “xerife”. “Nós temos hoje um xerife no Brasil e isso é intolerável para a democracia. Há um desequilíbrio entre os poderes, uma hipertrofia de um Poder sobre os demais. E nós precisamos, como Senado da República, fazermos valer a Constituição brasileira”, pontuou.

Uma reunião na Câmara, marcada para segunda-feira (09), irá definir os próximos passos da obstrução, que é uma medida para pressionar a análise do pedido de impeachment de Alexandre de Moraes. Porém, com a proximidade das eleições municipais, as atividades no Congresso foram reduzidas e a tendência é que a estratégia afete pouco a dinâmica de votações.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), responsável por iniciar esse processo, dá indícios de que não deve haver prosseguimento.O senador Marcos Rogério (PL-RO), leu um posicionamento da oposição entitulado “Manifesto da verdadeira democracia” no qual os parlamentares criticam a relatoria de Alexandre no inquérito das Fake News e convoca apoiadores a participar do evento na capital paulista no sábado, 7 de setembro.

Fonte: Congresso em Foco