O elogiado “Oppenheimer”, dirigido por Christopher Nolan, foi premiado com o Oscar de Melhor Filme, acumulando um total de sete estatuetas na 96ª edição dos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.
Também recebeu o Oscar de Melhor Direção, competindo pelo prêmio de Melhor Filme com “American Fiction”, “Anatomia de uma queda”, “Barbie”, “Os excluídos”, “Assassinos da lua das flores”, “Maestro”, “Vidas passadas”, “Pobres criaturas” e “Zona de interesse”.
O Oscar de Melhor Ator foi concedido a Cillian Murphy por sua atuação no filme de Nolan. Murphy, que já havia conquistado prêmios BAFTA e Globo de Ouro na mesma categoria por seu papel como J. Robert Oppenheimer, competiu com Bradley Cooper por seu trabalho em “Maestro”, Colman Domingo por “Rustin”, Paul Giamatti por “Os excluídos” e Jeffrey Wright por “American Fiction”.
A atriz Emma Stone recebeu o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em “Pobres criaturas”. As outras indicadas incluíam Annette Bening em “Nyad”, Lily Gladstone em “Assassinos da lua das flores”, Sandra Hüller em “Anatomia de uma queda” e Carey Mulligan em “Maestro”.
A 96ª edição dos Oscars foi celebrada no Dolby Theatre, em Los Angeles, com “Oppenheimer” liderando as nomeações com 13 no total, seguido por “Pobres criaturas” com 11.
Com dez nomeações cada, “Assassinos da lua das flores”, de Martin Scorsese, e “Barbie”, de Greta Gerwig, também se destacaram.
Os dez candidatos ao Oscar de Melhor Filme incluíram “American Fiction”, “Anatomia de uma queda”, “Barbie”, “Os excluídos”, “Assassinos da lua das flores”, “Maestro”, “Oppenheimer”, “Vidas passadas”, “Pobres criaturas” e “Zona de interesse”.
Principais Vencedores do Oscar:
Melhor Filme: “Oppenheimer”
Melhor Direção: “Oppenheimer”
Melhor Ator: Cillian Murphy (“Oppenheimer”)
Melhor Atriz: Emma Stone (“Pobres Criaturas”)
Melhor Roteiro Original: Justine Triet e Arthur Harari (“Anatomia de uma Queda”)
Melhor Roteiro Adaptado: “American Fiction”
Melhor Filme Internacional: “A Zona de Interesse”
Melhor Documentário: “20 Dias em Mariupol”
Melhor Animação: “O Rapaz e a Garça”