Mais de 200 pessoas, de 25 municípios dos territórios de identidade do Vale de Jiquiriçá e Médio Rio de Contas, lotaram na manhã desta sexta-feira (8) o plenário da Câmara de Vereadores de Jequié, para participar da palestra sobre ‘As regras do Direito Eleitoral para as eleições de 2024′, promovida pelo deputado municipalista Hassan (PP). O palestrante, professor e advogado Ademir Ismerim, especialista em Direito Eleitoral, explicou as regras aprovadas para as eleições municipais do próximo ano, e respondeu a inúmeras perguntas dos participantes, esclarecendo dúvidas.
O deputado Hassan, que considera o Direito Eleitoral fundamental para garantir a seriedade do processo eleitoral e organizar as eleições, agradeceu a presença dos líderes políticos dos mais de 25 municípios, e frisou a importância do debate sobre as regras do próximo pleito municipal. “Fico feliz em ver o grande interesse demonstrado por gestores, agentes públicos e pré-candidatos, pois é de suma importância que todos estejam bem informados, cientes das regras eleitorais, para evitar desgastes depois de eleitos, e aptos a exercer os mandatos”.
O prefeito de Jequié, Zé Cocá, que vem exercendo uma gestão exemplar na Bahia, participou de todo o evento e parabenizou o deputado Hassan pela realização do evento. “Foi uma iniciativa bastante oportuna e feliz” disse Cocá, afirmando que “debater as mudanças na legislação eleitoral é importante para que os pré-candidatos estejam atentos para as novas regras”.
O professor Ademir Ismerim mostrou-se satisfeito com o interesse demonstrado pelo grande público, agradeceu ao deputado Hassan pela oportunidade e colocou-se à disposição para novos encontros. Ele explicou o que esperar das próximas eleições municipais de 2024, quando serão eleitos prefeito, vice e vereadores, e o que pode e o que não pode ser feito durante a campanha. O especialista apresentou as novidades legais introduzidas pelo Congresso Nacional para o pleito de 2024, além de assuntos da campanha como a pré-campanha, convenção partidária e registro de candidatos, quociente eleitoral, propaganda política, arrecadação e gastos de campanha.