Pela primeira vez a Bahia ocupará a 1ª vice-presidência e a Secretaria de Mobilização da Fenaj

  • Post category:NOTAS
No momento você está vendo Pela primeira vez a Bahia ocupará a 1ª vice-presidência e a Secretaria de Mobilização da Fenaj

A Bahia terá papel de destaque na nova gestão da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), para o triênio 2025-2028. Pela primeira vez na história, o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) ocupará duas das mais relevantes funções da diretoria da entidade nacional.

O presidente do Sinjorba, Moacy Neves, será o primeiro jornalista baiano a assumir a 1ª vice-presidência da Fenaj, enquanto a atual vice-presidente do sindicato, Fernanda Gama, assumirá a estratégica Secretaria de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral.

A presença ampliada do Sinjorba na Fenaj é reflexo do reconhecimento nacional ao trabalho desempenhado pelo sindicato baiano nos últimos anos, marcado por forte atuação política, defesa do jornalismo ético e mobilizações por melhores condições de trabalho para a categoria.

“Recebemos essas indicações como uma missão em defesa da profissão. A Fenaj tem fortalecido sua atuação institucional e política, e esse novo ciclo será dedicado à valorização do trabalho jornalístico, à sustentabilidade das empresas jornalísticas e à luta por melhores salários”, afirma Moacy Neves, que atualmente ocupa a 1ª Secretaria da Federação.

Para Fernanda Gama, a nova função é uma oportunidade de ampliar a mobilização da categoria em torno das pautas históricas do jornalismo. “Levo comigo a experiência construída no Sinjorba e o compromisso de contribuir com a organização da categoria em todo o país. Vamos fortalecer a luta pela PEC do Diploma, o Piso Nacional dos Jornalistas e a construção de uma Convenção Coletiva Nacional que valorize a nossa profissão”, afirma.

Além de Moacy e Fernanda, a Bahia também poderá manter presença na Comissão Nacional de Ética da Fenaj. A jornalista Marjorie Moura, que presidiu o Sinjorba entre 2010 e 2019, é candidata a uma das vagas no colegiado. Marjorie destaca que o momento exige firmeza na defesa do jornalismo e dos direitos da categoria. “Diante dos ataques à profissão e do avanço das tecnologias, precisamos de uma Fenaj forte, combativa e conectada às lutas da nossa base”, pontua.

A eleição da nova diretoria da Fenaj será realizada nos dias 15 e 16 de julho, por meio de votação online, aberta a todos os jornalistas sindicalizados e adimplentes dos 31 sindicatos filiados à entidade. No mesmo período, acontece também a eleição da nova diretoria do Sinjorba, que definirá o comando do sindicato baiano para o próximo triênio.