Polícia Civil faz operação contra o Comando Vermelho na Bahia e no Ceará

No momento você está vendo Polícia Civil faz operação contra o Comando Vermelho na Bahia e no Ceará

Segundo o portal de notícias da CNN, mais de 90 mandados judiciais são cumpridos nesta terça-feira (4) durante a Operação Freedom, deflagrada pela PCBA (Polícia Civil da Bahia), por meio do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).

Segundo a PCBA, a ação tem como principal objetivo desarticular o núcleo armado e financeiro de uma ramificação do CV (Comando Vermelho), organização criminosa com origem no Rio de Janeiro e atuação crescente no Nordeste.Play Video

As equipes realizam diligências em quatro bairros de Salvador, na Região Metropolitana, no interior da Bahia e também no Ceará.

OPERAÇÃO FREDOOM

Até o momento a polícia baiana informou que na “Operação Freedom” – um dos maiores combates ao crime organizado no estado foram 35 pessoas presas e os líderes alcançados no Ceará, sem nenhum disparo

A ação visa desarticular a ramificação de uma facção carioca que vinha atuando no estado, e cumpre mais de 90 mandados judiciais em Salvador, interior da Bahia e até no Ceará.

O alvo é o núcleo armado e financeiro do grupo, com bloqueio de 51 contas bancárias. A polícia prendeu lideranças e busca elucidar pelo menos 30 homicídios cometidos em Salvador.

Mais de 400 policiais militares e civis estão envolvidos na megoperação com a participação de vários departamentos da Secretaria da Segurança Pública da Bahia.

De acordo com a Polícia Civil, a operação é resultado de meses de investigação e tem como foco integrantes responsáveis por homicídios e pela expansão do tráfico de drogas em diversas cidades baianas. De acordo com o DHPP, os resultados obtidos com a Operação Freedom devem contribuir para a elucidação de pelo menos 30 homicídios ocorridos em Salvador.

Mais de 400 policiais civis e militares participam da operação, que conta com o apoio da SSP-BA (Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública) e do DPT (Departamento de Polícia Técnica).

De acordo com a PCBA, as equipes envolvem diversos departamentos especializados, como o Draco, Denarc, Deic, Depom, Depin, DPMCV, Polinter e Core, além do Denarc da Polícia Civil do Ceará e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-BA). No apoio tático, a Polícia Militar da Bahia emprega efetivos do Bope, BPatamo, BPChoque, Batalhão Gemeos, Apolo, TOR, Esquadrão Águia, Cipe/Polo, além das Rondesp Central, Atlântico e BTS.

De acordo com a SSP-BA, a operação segue em andamento, e novas prisões podem ocorrer ao desta terça-feira.

Com a CNN