Nesta segunda-feira (25), a comunidade portuária se reunirá para celebrar a tradicional festa de São Nicodemus, um evento carregado de fé, cultura e união. Com uma programação diversificada, a celebração que acontece no Porto de Salvador, promete emocionar os participantes e resgatar as raízes de uma história que atravessa gerações.
As atividades começam logo cedo, às 5h, com a alvorada de fogos de artifício no Cais de Carvão, marcando o início das festividades. Em seguida, às 9h, haverá a concentração dos fiéis na Estação de Passageiros/Contermas. De lá, às 10h, terá início a tradicional procissão, que contará com a participação especial da banda de música do Corpo de Bombeiros, conduzindo os devotos até a Capela de São Nicodemus.
Às 11h, será realizada uma missa solene na capela, um momento de comunhão que reforça a devoção ao santo padroeiro. Após a celebração religiosa, às 12h, a confraternização tomará conta do estacionamento próximo à capela, onde será servido o tradicional caruru, símbolo de acolhimento e partilha entre os participantes.
São Nicodemus sempre foi festejado com simplicidade e muita fé. Com a constituição da Companhia das Docas do Estado da Bahia – Codeba, em 1977, e concluída a sua fase de implantação por volta de 1980, a festa ganhou uma nova dimensão no contexto das manifestações culturais da cidade de Salvador, chegando mesmo a integrar o calendário de festas populares.