José Luz (Avante), recém-eleito prefeito de Jussiape, na região da Chapada Diamantina, na Bahia, denunciou, hoje (15), que ele e seu filho, Guilherme Luz, presidente do partido Avante no município, foram ameaçados de morte. As intimidações foram feitas por meio de ligações do número (077) 99393-6805 após José Luz vencer o pleito pela Prefeitura Municipal.
Um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil. A Polícia Militar também foi acionada diante da gravidade do caso. As ameaças repercutiram na região, principalmente pelo fato de ter como alvo um prefeito eleito democraticamente em um município com histórico de violência por motivação político-partidária.
Em 2012, uma chacina em Jussiape deixou quatro pessoas mortas ─ entre elas, Procópio Alencar, eleito prefeito com 58,48% dos votos válidos ─, após um atirador alvejar três pessoas do grupo político liderado por Alencar e atingir dois policiais militares.
Zé Luz, que já foi prefeito do município, tem uma trajetória pública consolidada e afirmou estar focado em seguir com seus planos de gestão. Seu filho, Guilherme Luz, tornou-se uma figura proeminente na política local e ganha cada vez mais notoriedade na vida pública.
As autoridades já trabalham para garantir a segurança do candidato eleito e do seu filho. Com o vice-prefeito eleito Raul de Cássio, de 61 anos, também do Avante, José Luz assumirá o cargo em um momento de grandes desafios e expectativas da população de Jussiape. José Luz, de 73 anos, foi eleito prefeito de Jussiape nas eleições deste ano com 50,53% dos votos válidos, totalizando 2.995 votos. Os dados oficiais foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).