Um grupo de 14 produtores de queijos artesanais e 4 queijistas baianos receberam apoio do Sebrae Bahia para participar do Prêmio Queijo Brasil, realizado em Blumenau (SC), entre os dias 7 e 9 de julho. Os produtores baianos enviaram quase 80 kg de queijo e receberam ao todo 36 medalhas (4 de ouro, 10 de prata e 22 de bronze). A Bahia ficou em 6º lugar no ranking de estados mais premiados. Participaram representantes dos seguintes municípios: Caetité, Curaçá, Dom Macedo Costa, Feira de Santana, Ibicoara, Ibotirama, Itamaraju, Itanhém, Medeiros Neto, Nova Fátima, Porto Seguro, Ruy Barbosa, Salvador, Santanópolis, Vereda e Vitória da Conquista.
Para a analista técnica da Coordenação de Agronegócios, Juliana Antunes, “o desempenho da equipe baiana na competição foi um marco, haja vista que a produção dos queijos artesanais na Bahia ainda é incipiente se comparada a Minas Gerais, Santa Catarina e demais estados do Sul do País, que possuem longa tradição no segmento”. De acordo com ela, que atuou como jurada no concurso, ao todo foram julgados 975 queijos artesanais, de 199 cidades (18 estados), avaliados por especialistas de todo o país.
Durante o evento, os produtores participaram de oficinas, cursos e painéis de discussão relacionados a certificação, legislação, defeitos e maturação de queijos, harmonizações com vinhos, cafés e cervejas, gestão e lucratividade.
Os produtores tiveram, ainda, a oportunidade de realizar uma visita técnica à Queijaria Vermont, no município de Pomerode (SC), a mais tradicional fabricante de queijos da cidade, especialista em queijos fundidos e queijos superespeciais de mofo branco e semiduros de leite de vaca e ovelha. “Nosso objetivo nessa missão técnica também foi levá-los a essa visita para que eles pudessem adquirir mais experiência, ao presenciar as atividades de uma queijaria de outro estado”, disse Juliana.
O boom de produtores de queijo artesanal na Bahia, segundo ela, se deu após o Enel – Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados, realizado em julho de 2022, em Vitória da Conquista, e iniciativa do Sebrae/BA, quando participaram produtores de todos os estados do Nordeste. Ao todo, mais de 220 queijos concorreram e a Bahia recebeu 47 medalhas. “Essa participação dos produtores baianos no Enel e no concurso de Blumenau reforçou o potencial da Bahia na produção de queijos artesanais e isso os motivou a irem em busca da regularização do empreendimento”, frisou.
Próximas missões
A próxima missão apoiada pelo Sebrae Bahia vai conduzir produtores de queijos artesanais da Bahia para o concurso internacional de queijos na Expoqueijo, em Araxá (MG), que será realizada de 24 a 30 de agosto. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por e-mail (juliana.faria@ba.sebrae.com.br). Os produtores baianos terão, ainda, a oportunidade de fazer um curso sobre fabricação de queijos, na Serra da Canastra.
O Sebrae, que tem apoiado largamente os empreendedores do segmento promovendo cursos de queijos artesanais, enviará nova missão de produtores do setor, em outubro, para Campina Grande (PB). O próximo Enel promoverá concurso de queijos artesanais para produtores do Nordeste, dentre outras atividades.