A ONG Socioambientalista PRÓ-MAR realiza no dia 01 de junho, às 8h30, em sua sede, localizada na Avenida Vital Soares, 13, na Ilhota, em Mar Grande – Ilha de Itaparica, uma Roda de Conversa com pescadores e marisqueiras com o objetivo de apresentar a proposta de restauração de recifes de coral, feita pelo Projeto Mares – iniciativa da PRÓ-MAR, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O encontro será conduzido pela bióloga Karina Martins, doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências e por Zé Pescador, respectivamente coordenadores científico e geral do Projeto Mares e terá como convidado o gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baía de Todos os Santos (BTS) – Inema, Túlio Rego.
“Como estes atores (pescadores e marisqueiras) utilizam a área onde está o primeiro sítio de restauração, esperamos com este encontro que eles entendam do que se trata, como estamos trabalhando e quais os nossos objetivos e, com isso, que eles se aproximem dessas ações de pesquisa e conservação dos recifes de coral”, explica Karina Martins. O encontro é aberto ao público.
Outras ações do eixo Científico do Projeto Mares
Em maio, o Projeto Mares concluiu a formação da primeira turma do curso de Livre para a Restauração de Recifes de Coral, com a certificação dos 11 participantes e contratação de seis deles como bolsistas para atuar na restauração da área de 1,5 km² de Recifes de coral localizado na APA das Pinaúnas, em Mar Grande. Com carga horária total de 60h, o curso ministrado pela bióloga Karina Martins tratou-se de uma estratégia de treinamento para as pessoas da Ilha de Itaparica e região se aprofundarem na temática de conservação de ambientes recifais, através da restauração desse importante ecossistema.
Durante os encontros presenciais, realizados duas vezes por semana, foram desenvolvidos conceitos teóricos e práticos, a fim de instrumentalizar os participantes para atuação junto à PRÓ-MAR, nas atividades do Projeto Mares. A bióloga ressalta que, além do curso, o Projeto Mares tem entre seus objetivos toda uma estratégia de divulgação científica nas comunidades, para aproximar cada vez mais a população geral nas ações de conservação marinha.
Vale destacar que o Curso Livre para a Restauração de Recifes de Coral contribui de maneira direta com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) 14 – que trata de Oceanos, Mares e Recursos Marinhos e 13 – Combate às Mudanças Climáticas.