Pronto Afeto investe cada vez mais em qualidade e atenção

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Uma instituição diferenciada, com gente dedicada e envolvida, vem se destacando na Bahia e obtendo crescimento exponencial e notadamente o reconhecimento da qualidade das suas ações. A Ponto Afeto vem se diferenciando por essa qualidade e também pela forma como vem sendo gerenciada. Nesta reportagem temos uma ampla entrevista com Lívia Medrado, que vem a ser uma das sociais do empreendimento e que mostra cada passo para se construir uma empresa de sucesso.

São detalhes que interferem no bom funcionamento. Por exemplo, nesse contexto, a Pronto Afeto implementa diversas medidas para especializar ao máximo os seus cuidadores, por meio de videoconferências, acolhimento presencial, visitas aos cuidados e, também, treinamentos com profissionais. Todo final de ano, inclusive, a empresa realiza um grande evento gratuito de encontro de cuidadores, no qual vários profissionais são convidados para palestrar e fornecer treinamentos, de maneira a promover bem-estar, integração e momentos lúdicos à equipe, incluindo a distribuição de brindes e sessões de musicoterapia.  

Pergunta – Para começar, poderia nos falar um pouco sobre a estrutura da Pronto Afeto? Quais são os principais setores ou departamentos presentes e suas respectivas responsabilidades?

Resposta: A Pronto Afeto é composta por três sócias:

•           Lívia Medrado, especialista em Coordenação Pedagógica, é diretora do setor operacional da empresa, o qual conta com três enfermeiras (sendo uma delas, a coordenadora); 

•           Adelita Mesquita, graduada em Secretariado Executivo, é a gestora financeira; e

•           Cléo Santana, especialista em Relações Públicas, é a diretora comercial e de marketing, trabalhando em parceria com um profissional do Parque Tecnológico (onde está localizada a empresa), o qual fornece suporte em questões relacionadas ao marketing e comunicação digital da Pronto Afeto.

Além disso, todos os setores contam com um suporte administrativo-operacional, composto por duas pessoas, as quais auxiliam as sócias nas inúmeras demandas do dia a dia da organização.

2Quais “tipos” de profissionais vocês agenciam dentro da Pronto Afeto? Além dos cuidadores, agenciam também enfermeiros e técnicos em enfermagem, por exemplo?

Pronto Afeto agencia cuidadores (mulheres, em maioria) e técnicos de enfermagem, mas tem buscado, cada vez mais, ampliar suas parcerias na área da saúde – como gerontólogos, fisioterapeutas e psiquiatras -, com o intuito de capacitar e fornecer conhecimentos multidisciplinares à sua equipe. Ademais, em termos de divulgação e indicação, as parcerias geram benefícios mútuos, já que, tanto a Pronto Afeto, quanto os parceiros, engajam-se nas atividades uns dos outros. Nesse sentido, as trocas incluem, por exemplo, a participação de profissionais parceiros no jornal e em palestras da Pronto Afeto, proporcionando conteúdos enriquecedores e uma educação continuada aos seus colaboradores. As parcerias estendem-se, também, para a parte de produtos, em que são divulgados, no site da Pronto Afeto, equipamentos hospitalares de qualidade recomendados pela empresa aos clientes que necessitem.

 Nesse contexto, a Pronto Afeto implementa diversas medidas para especializar ao máximo os seus cuidadores, por meio de videoconferências, acolhimento presencial, visitas aos cuidados e, também, treinamentos com profissionais. Todo final de ano, inclusive, a empresa realiza um grande evento gratuito de encontro de cuidadores, no qual vários profissionais são convidados para palestrar e fornecer treinamentos, de maneira a promover bem-estar, integração e momentos lúdicos à equipe, incluindo a distribuição de brindes e sessões de musicoterapia.

 Para mais, a Pronto Afeto realiza um processo seletivo para cuidadores duas vezes ao mês, divulgado tanto nas redes sociais quanto nos grupos de WhatsApp, o qual é desenvolvido em três etapas: uma prova aplicada, uma dinâmica comportamental e uma entrevista aberta, sendo que a diretora operacional está presente acompanhando todas as fases. Além do envio do currículo e do cumprimento de todos os pré-requisitos, busca-se, também, um alinhamento do perfil do profissional com os valores organizacionais, possibilitando uma seleção precisa e assertiva. Ademais, a contratação é realizada pelo regime MEI – ou seja, não há um contrato exclusivo de trabalho, sendo possível que o cuidador complemente sua renda com outras atividades simultaneamente.

 O olhar afetuoso ao cuidador representa um dos pilares mais importantes da Pronto Afeto – a preocupação constante com a sua segurança e condições de trabalho são perceptíveis. Além disso, os cuidados também recebem uma assistência contínua: no início de todo novo contrato, a enfermeira responsável faz uma visita diagnóstica à residência e realiza o raio-X clínico, observando e compreendendo as necessidades do assistido, preenchendo a ficha de avaliação domiciliar e, também, sugerindo alterações no ambiente que venham a facilitar a vida do idoso na sua própria residência. Posteriormente, são realizadas visitas técnicas periódicas às residências, com o intuito de garantir que tanto as condições de habitação quanto de trabalho estejam dentro do esperado para o cuidado e para o cuidador.

3Dentro da empresa, como é realizada a comunicação com as famílias dos cuidados?

Comunicação com os familiares dá-se presencialmente, por videoconferências e, na maioria das vezes, via WhatsApp. Neste aplicativo, a Pronto Afeto possui um grupo com cada uma das famílias (ou demais responsáveis), nos quais, diariamente, são enviados os registros do assistido e relatórios, bem como necessidades de troca, ajustes de cuidadores, sugestões da equipe técnica acerca dos medicamentos e todos os outros assuntos relacionados ao idoso.

4 – Como a empresa lida com o feedback dos clientes?

Pronto Afeto aplica uma pesquisa de satisfação periodicamente com cuidados e cuidadores, cujos resultados são armazenados no Drive, facilitando a organização das informações. A empresa costuma atualizar-se constantemente, também, acerca das avaliações no Google.

5 – Enquanto gestora, quais desafios você enfrenta no dia a dia da empresa? Existem aspectos específicos atrelados ao crescimento da empresa que são particularmente desafiadores para você?

 Com o crescimento progressivo, a Pronto Afeto está implantando um sistema de gestão operacional para facilitar alguns processos. Além disso, tem mapeado os perfis de todos os assistidos, envolvendo aspectos de temperamento, tipo de comorbidade e bairro em que reside, bem como dos cuidadores, desde suas habilidades específicas até traços de personalidade, para que, quando houver mudanças, novos contratos ou novas contratações, as informações encontrem-se já organizadas, otimizando a gestão interna.