Por Zédejesusbarreto
Na boca da noite do domingo o torcedor fica sabendo quais são os quatro times que vão pra disputa direta pelo título de Campeão Baiano de 2024 e também os dois desclassificados para a Série B do Baianão em 2025. Isso porque todos os jogos da última rodada da fase de classificação da competição acontecerão no domingo, às 16h., pra não ter mutreta.
*
– Bahia x Jacuipense, Itabuna x Vitória, Atlético de Alagoinhas x Barcelona de Ilhéus
Jacobina x Jequié, Bahia de Feira x Jacuipense.
*
A classificação, antes de a bola rolar: O Bahia tem 16 pontos e lidera por conta da melhor campanha – triunfos, saldo de gols …; Vitória e Barcelona de Ilhéus também com 16 pontos, na cola; Juazeirense com 14 pontos e Jequié com 13, na disputa de vaga entre os 4 primeiros.
Seguem o Jacobina (11 pontos) e o Jacuipense (9); na zona de perigo, a degola, estão o Atlético de Alagoinhas (7 pontos), o Itabuna (6) e o Bahia de Feira, na lanterna, com 5 pontos, na beira do abismo.
*
A vantagem dos primeiros colocados, entre os quatro de cima, é jogar as decisões em casa. Quem ficar na liderança enfrenta o quarto colocado. O segundo recebe a visita do terceiro. É melhor jogar na Fonte Nova do que cair no Adauto Morares; é melhor o calor do Barradão do que viajar até Ilhéus ou Jequié…, não? A boa surpresa, no alto, é o ‘jovem’ Barcelona de Ilhéus, uma equipe bem arrumadinha e tinhosa, sobretudo em casa.
Na parte de baixo, a surpresa é o risco de cair do Atlético, o Carcará de Alagoinhas (que faz pouco sagrou-se bicampeão baiano) e o Bahia de Feira, que sempre chegou na alto da tabela, tem sua Arena Cajueiro e boa estrutura profissional.
**
Nordestão quente
Estão definidas as três rodadas que restam da fase de Grupos, classificatória, da Copa do Nordeste. Classificam-se quatro de cada grupo. Ele se pegam em jogos únicos, o chamado mata-mata, os melhores colocados com a vantagem de jogar em casa.
A sexta rodada, recheada de clássicos estaduais, começa numa quarta, dia 20:
– Bahia x Vitória, Fortaleza x Ceará, Náutico x Sport, América de Natal x ABC/RN;
River x Altos/PI.
No dia 21, quinta, 13 de Campina Grande x Botafogo/PB, Itabaiana/Se x Maranhão,
CRB/AL x Juazeirense.
*
Pela sétima rodada, o Vitória pega o Fortaleza, no Ceará, e o Bahia recebe o Maranhão, na Fonte Nova. Na rodada derradeira, o Bahia joga em João Pessoa, contra o Botafogo e o Vitória recebe o 13 de Campina Grande, no Barradão.
*
A classificação atual:
Grupo A – Sport Recife, CRB e Botafogo (7 pontos); River e Ceará (6 pontos); Vitória e Maranhão (5), América RN (1)
Grupo B – Bahia (9 pontos). Fortaleza (7), Altos/PI (6), Náutico e 13 de Campina Grande com 5 pontos; Juazeirense, Itabaiana e ABC (3)
**
– O Bahia já tem adversário definido pela Copa do Brasil, é o Caxias do Rio Grande do Sul, uma equipe fisicamente bem dotada e que cresce atuando em seus domínios. Pedreira.
– Pela Série A, que começa nos meados de abril, o Tricolor estreia fora de casa, também no Sul, contra o Colorado Internacional, na Beira Rio.
– O Vitória, de volta à Primeirona, estreia em casa, no Barradão, contra o Cuiabá.
O Leão, campeão da Segundona no ano passado, ainda espera definição de adversário para estrear na Copa do Brasil.
*
A Juazeirense saiu para enfrentar o Água Santa/SP pela Copa do Brasil e se deu mal; levou 2 x 1 e está fora da competição. Pior foi o vexame do Itabuna, estreando na competição em casa, goleado (8 x 0, acreditem) pelo Nova Iguaçu/RJ.
**
Fluminense é o rei da América
A era Diniz do Tricolor carioca continua iluminada. Com o Maracanã lotado, o Flu bateu a LDU de Quito por 2 x 0 (tinha perdido de 1 x 0 no Equador), com dois gols do atacante Arias, no segundo tempo, colombiano iluminado, e sagrou-se Campeão da ReCopa. O Fluminense como Campeão da Libertadores e a LDU que conquistou a Copa Sul-Americana.
O certo é que o time de Diniz, recheado de ‘velhinhos’ – Fábio, Samuel Xavier, Marcelo, Ganso, Cano, Felipe Melo, Renato Augusto, Douglas Costa – e insistindo num sistema de jogo que desagrada os críticos e assusta o torcedor, mesmo assim, o mais que centenário Tricolor das Laranjeiras tem vivido um momento de glórias e títulos como há muito não se via. A era Fernando Diniz, de muito totó, posse de bola, domínio de ações em campo e triunfos.
É o melhor time do Brasil no momento?
**
Seleção convocada
O novo treinador da Seleção Brasileira de futebol masculino, Dorival Junior, fez sua primeira convocação, para dois jogos amistosos – dia 23 próximo contra a Inglaterra e no dia 26 contra a Espanha, duas seleções europeias de ponta. Dorival tem mais um amistoso, depois, contra o México, antes de focar tudo na disputa da Copa América, que acontece em junho/julho, em gramados dos EUA.
Dorival manteve a base dos treinadores anteriores, até porque os amistosos são na Europa, onde atuam a grande maioria dos jogadores e, no mesmo período da Copa América, o Brasileirão Série A não para e os grandes clubes brasileiros chiam muito por conta dos desfalques com possíveis convocações de seus craques. No mais, de novidade mesmo, dois goleiros brasileiros (mais ou menos), o becão Murilo do Palmeiras, o jovem zagueiro Beraldo (piracicabano, ex-São Paulo, agora no PSG) e o arisco ponta esquerda Savinho, que vem arrebentando no Girona da Espanha.
Eis o listão:
– Goleiros: Éderson, Bento e Rafael; Zagueiros: Marquinhos, Gabriel Magalhães, Beraldo e Murilo; Laterias: Yan, Danilo, Wendell e Airton Lira; Meio-campistas: Casemiro, André, Andreas, Paquetá, Pablo Maia, João Gomes, Douglas Luiz; Avantes: Endrick, Martinelli, Rodrygo, Vini Jr, Richarlison, Raphinha e Savinho.
*
Obs: o goleiro Rafael e Pablo Maia atuam no SP, onde Dorival era treinador. Beraldo também foi treinado por ele. O Murilo, ex-corínthians, que joga na Inglaterra é melhor que o xará do Palmeiras. Danilo vem atuando na Itália como quarto-zagueiro e não de lateral. Não temos laterais na seleção faz tempo. Marquinhos caiu muito, não vem atuando bem na zaga do PSG. Na lateral esquerda, Wendell (?); Airton Lira do Flamengo me agrada.
O segredo é achar o encaixe no meio-campo, de pegada e construção de jogo e … descobrir o melhor ataque; Vini Jr, voando, sem presepadas, e mais quem?
Só com triunfos e convincentes atuações a Seleção voltará ao radar do torcedor brasileiro, faz tempo desiludido com o escrete.
**
Foto: Secom Prefeitura de Ilhéus