Um dos mais importantes espaços culturais do estado da Bahia, o Teatro Sesc Casa do Comércio, reabre as portas totalmente requalificado e pronto para receber o público e artistas que o acompanham ao longo desses mais de 30 anos de história. Com investimento de cerca de R$ 15 milhões, o espaço possui uma área total de 3.606,05m², 521 cadeiras, 10 espaços para cadeirantes, equipamentos modernos e móveis assinados pelo premiado designer baiano, Aristeu Pires. E para marcar o retorno do Teatro em grande estilo, no dia 27 de junho, Carlinhos Brown apresentará o show “Umbalista”, em um evento fechado para convidados.
A solenidade de reinauguração terá a presença do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia e dos Conselhos Regionais do Sesc e Senac, Kelsor Fernandes, do diretor regional do Sesc Bahia, Marconi Sousa, representantes da CNC, das Federações do Comércio e do Sistema Fecomércio/BA, representantes do Estado e do Município, produtores, artistas e imprensa.
Além de devolver esse equipamento cultural tão importante para os baianos, Kelsor Fernandes destaca que a reinauguração do Teatro representa um dos tópicos centrais dos objetivos estratégicos da sua gestão, voltado para clientes e sociedade: ampliar a participação dos Trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e seus dependentes nas atividades do Sesc; aumentar a satisfação do cliente; e expandir a visibilidade institucional do Sesc. “Esta reabertura é aguardada por produtores culturais, classe artística e população de Salvador. Após permanecer fechado por três anos, o espaço reabre, totalmente modernizado, ocupando o lugar de maior teatro, em funcionamento, na Bahia”, declara o presidente, que este mês completa 1 ano à frente da Fecomércio/BA.
Idealizado e desenhado nos anos 1980 pelos arquitetos Fernando Frank, Otton Gomes e Jader Tavares, o Teatro Sesc Casa do Comércio já nasceu moderno, e passou, agora, por uma requalificação que envolveu obras civis no palco, plateia, camarins, foyer, em acessibilidade, além da modernização do sistema de som e luz, do café bar, troca de poltronas, carpete e dos revestimentos acústicos. Tudo isso para abrigar os diversos projetos e ações ligadas as artes cênicas, artes visuais, literatura e música, consolidando-se como um dos mais importantes espaços culturais da cidade e do estado e reafirmando o papel do Sesc enquanto Instituição que promove e incentiva o acesso à Cultura. “Estamos entregando à sociedade um equipamento completamente modernizado. O melhor equipamento cultural do estado da Bahia, não o maior em espaço. Porém, superior em termos de sonorização, iluminação, conforto e acessibilidade. Tudo isso localizado no centro financeiro de Salvador”, comemora Marconi Sousa.
Show “Umbalista”
Um dos artistas mais criativos, atuantes e inovadores da cultura brasileira, Carlinhos Brown apresenta em “Umbalista” sua musicalidade autoral, através da essência poética e da força melódica de suas composições. Apresentando canções presentes no imaginário coletivo que pontuaram a carreira deste esteta intuitivo e gestual, como “Dois Grudados”, “Mãos Denhas”, “Tantinho”, “Teia da Felicidade”, “A Namorada”, Umbalista reúne ainda composições em versões inéditas gravadas por Carlinhos Brown, que ficaram conhecidas através de grandes intérpretes da música brasileira, como “Maria de Verdade” e “Velha Infância”, na voz de Marisa Monte e dos Tribalistas, respectivamente, e “Muito Obrigado, Axé”, com Ivete Sangalo e Maria Bethânia.
Shows abertos ao público
O reencontro do público com o Teatro Sesc Casa do Comércio vai acontecer a partir de 1º de julho. Flávia Wenceslau, Nando Reis, Elba Ramalho, Ana Mameto, Vanessa da Mata, Flávio Venturini, Abba The History, Sulivan Bispo e Irmãos Macêdo são alguns dos artistas que irão ocupar o palco do melhor teatro do estado. Mais informações sobre a programação estão disponíveis no site sescbahia.com.br, e nas redes sociais @sescba e @teatrosesccasadocomercio.
Sobre o Sesc
O Sesc é uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos, que há 76 anos transforma milhares de vidas através das ações e projetos que realiza. A instituição beneficia crianças, jovens, adultos e idosos por meio de iniciativas que promovem bem-estar e qualidade de vida, ofertando serviços de excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência. Na Bahia, o Sesc dispõe de 23 unidades fixas, 11 na capital e 12 no interior, além de 3 Unidades Móveis de Saúde e 2 Unidades Móveis de Biblioteca, possibilitando ao seu público oportunidades para o desenvolvimento pleno de seu potencial. São escolas, restaurantes, teatros, academias, hotéis, centros de lazer e convivência e diversos outros espaços que atendem os trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e o público em geral, de ponta a ponta do estado.