“RÉVEILLON in CANES”

  • Post category:ARTIGOS
No momento você está vendo “RÉVEILLON in CANES”

Por Henrique Ribeiro

O poeta e parte da família, a esposa, Anete, o primogênito, Igor,a primogêneta (primogênita neta) Allegra, a primogênita nora Inah e os pais dela Pit e Jonh, apelidado de Dom Wine, bom consumidor e exímio conhecedor de vinhos, foram passar o réveillon em Canavieiras, Canes, para os íntimos. Em cada banquete consumiram um vinho diferente: portugueses, americanos, chilenos, argentinos e nacionais de excelentes qualidades.
No trajeto Salvador a Santo Antônio de Jesus, o poeta terminou de lê um clássico italiano “ O deserto de Tártaros” de Dino Buzzati, um dos dezoito da coleção clássicos de ouro. Para não perder o costume no restante do trajeto começou a ler “ Quando Nietzsche chorou” de Irvin D.Yalom
Antes fizeram um Pit stop em Itacaré, (Rio de ruído =itacá / ré=diferente) hospedaram na confortável Pousada Vilarejo. Visitaram as praias de Engenhoca e Itacarezinho. Almoçaram no Restaurante Mediterrâneo. Degustaram peixe e camarão em forma de moquecas.
O Jonh e o Poeta tomaram um porre homérico de Chivas, mas sobreviveram, para felicidade da comitiva.
Na manhã do dia 30.12.2024 foi comemorado o aniversário do amigo John que completou 64 anos.
No dia seguinte partiram para o destino final: Canavieiras. Hospedaram na linda Pousada Stella Maris. Fizeram refeições durante quatro dias nas Cabanas Alegria de Viver e Tijolinho.
Antes do almoço na Cabana Tijolinho, curiosamente, o poeta teve a oportunidade de vê e lê o prefácio do livro de Érico Veríssimo, “Incidente em Antares” que se encontrava num espaço literário reservado para os clientes.
A noite de Réveillon foi comemorada na Pousada de Stella Maris com muita champanhe e vinhos.
No último dia, no final da tarde fizeram um passeio de barco batizado com o nome de Flutuando na Fé, visitaram a Foz do Rio Pardo, mangues e a praia com lama medicinal.
Na manhã do primeiro dia do ano o poeta e a esposa assistiram a primeira missa do ano na Igreja de São Boaventura onde o novo prefeito eleito de Canes foi abençoado.
A última noite foi marcante jantaram no Restaurante Al Manjare no Sítio Histórico Paulo Souto de Canavieiras, sendo o prato principal uma saborosa paella regada a vinho Branco.
As atividades do último dia foi compartilhada com um baiano porreta que mora em Vitória do Espírito Santo,Marco Aurélio,esposa baiana boa praça e sua simpática filha capixaba.
No retorno para Santo Antônio de Jesus, mais um encontro gastronômico de primeira no Restaurante Natureza Viva no município de Ibirataia.
O poeta nasceu às margens do Rio Pardo e mora no bairro de Stella Maris,em Salvador, por coincidência, teve a oportunidade de matar dois coelhos de uma cajadada só, nesta excursão, ao hospedar na Pousada Stella Maris em Canavieiras e visitar a Foz do Rio Pardo que deságua no mar em Canavieiras.
Um Réveillon com gosto de retorno às origens “riopardianas”.

—————————————
Poeta, cronista e cardiologista