Entusiasta da Educação, sobretudo da formação integral na rede pública de ensino, o deputado estadual, Rosemberg Pinto (PT), fez indicação de um colégio modelo no complexo do Nordeste de Amaralina. O encaminhamento foi feito nesta semana ao governador do estado, Jerônimo Rodrigues, e atende a um pleito antigo da população.
O documento propõe a instalação do colégio em tempo integral no Beco da Cultura, comunidade extremamente carente que integra o Centro Social Urbano (CSU) e uma rede de escolas menores e desprovidas de infraestrutura básica.
“É preciso oferecer um espaço amplo e confortável, convidativo à aprendizagem e ao trabalho formativo na comunidade. O Governo do Estado não tem medido esforços para estruturar e qualificar a rede pública de ensino na capital e interior, com investimentos no espaço físico, em gestão e melhoria da qualidade e ensino”, avalia otimista o parlamentar.
O complexo do Nordeste de Amaralina é um conjunto de quatro bairros – Santa Cruz, Nordeste de Amaralina, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho – que juntos abrigam uma população da ordem de aproximadamente 83 mil pessoas, em sua maioria jovens, negras ou pardas, pobres e de baixa escolaridade.
A região apresenta uma alta densidade demográfica (408 hab/ha ), em uma área de topografia acidentada, de construção desordenada e quase sem espaços de lazer e muitos problemas sociais.