A União das Entidades de Samba da Bahia vai reunir convidados e imprensa para lançar o projeto Rota do Samba, dia 6 de novembro, às 16h, na Casa do Carnaval da Bahia, no Pelourinho. Além de tornar pública as ações para os dois últimos meses do ano, a associação está com inscrições abertas para o Seminário Nacional do Samba, que acontece dia 10 de novembro, no Espaço Cultural da Barroquinha, (das 08 às 20h) para debater os desafios da empregabilidade e da geração de renda do segmento e fomentar o movimento sambista baiano.
O seminário vai reunir profissionais da produção, comunicação, das artes e é claro, do ramo empresarial, do carnaval e da gestão pública. Estão previstos painéis, falas sobre economia criativa, samba, música, turismo, carnaval e/ou cultural. A mesa de abertura, às 10h30, contará com representantes das secretarias de cultura e da reparação; às 14h30, o painel “O Encontro da Arte do Samba” com artistas, articuladores e produtores culturais; às 16h, o painel “Também é sobre sustentabilidade e negócios”, e às 18h30, show de Gal do Beco. Programação atualizada e como se inscrever, acesse o link https://forms.gle/Utp5T3u6nXRDwPpn7
Com patrocínio da prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), o projeto contará com uma agenda que inclui show, seminário e caminhada. A partir do Rota do Samba, dois outros importantes eventos irão agitar a programação: dia 26 novembro, a Caminhada Nacional do Samba, na Avenida, circuito Osmar (Campo Grande) e contará com a participação de trios elétricos. E, por fim, no dia 03 de dezembro, o Samba Pelô nos largos e ruas do Pelourinho, Centro Histórico da capital baiana.
A proposta do projeto é promover os festejos em torno do mês que protagoniza as manifestações de matrizes africanas, aliado às celebrações que seguem até do Dia Nacional do Samba – 02 de dezembro. “Durante a apresentação, serão conhecidas as atividades que promovem, preservam e fortalecem a cultura do gênero musical que surgiu no Brasil, no começo do século XX, e é reconhecido nacionalmente e internacionalmente como um dos símbolos do país. O objetivo é impulsionar a programação de incentivo e fortalecimento do samba feito na Bahia”, disse Jairo da Mata, diretor da Unesamba.
Criada em 2005, a Unesamba trabalha focada no objetivo de preservar a origem e essência do samba na Bahia, profissionalizar e fortalecer as entidades que atuam no gênero, que são destaques da quinta, sexta e sábado do Carnaval de Salvador, quando produz e comercializa cerca de 25 mil fantasias diretamente, gera mais de 5 mil postos de trabalho diretos, realiza mais de 50 horas de música durante a folia momesca baiana, reunindo mais de 60 atrações, nos três dias de Avenida. Fazem parte do conjunto de interesses e idéias das instituições, os blocos Alvorada, Alerta Geral, Pagode Total, Proibido Proibir, Reduto do Samba, Vem Sambar, Amor e Paixão, Samba Popular e Que Felicidade.