Salvador encerra novembro com carnaval do samba antecipado

  • Post category:NOTAS
No momento você está vendo Salvador encerra novembro com carnaval do samba antecipado

As pancadas de chuva nas primeiras horas da manhã do domingo (30) na capital baiana não intimidaram a organização da tradicional Caminhada Nacional do Samba e a 18ª edição do evento reuniu uma multidão no centro da cidade. Os primeiros acordes dos trios começaram a ser ouvidos na concentração, marcada em frente ao Teatro Castro Alves, como anunciada pela União das Entidades de Samba da Bahia, que organiza a festa.

Com o aparecimento do sol forte, o desfile ganhou o circuito Osmar (Campo Grande/Avenida 7 de setembro) ao som do bloco Alvorada, que arrastou os milhares de foliões com sua ala de canto, e a cantora Aline Souza para fazer a festa na avenida com os demais blocos, como o Alerta Geral (Swing do Fora e convidados), Pagode Total (Cia do Pagode), Proibido Proibir (Samba Trator), Reduto do Samba (Escandurras), Vem Sambar (Dan Mocidade), Amor e Paixão (Eduardinho FM), Samba Popular (Morango, Samba Top, A Grande Família, Tonho Matéria, Samba L A e J M) e Q’Felicidade (JAMBAHIA e convidados).

Este ano, bem diferente dos anos anteriores, ao chegar ao Largo da Casa D’Itália, o desfile ganhou a Rua Carlos Gomes e deu continuidade ao carnaval fora de época no contrafluxo até a Praça Castro Alves, onde os carros de som eram desligados. Tomada por uma multidão que sambou os quase cinco quilômetros do circuito, a praça do povo, apesar de não contar com decoração e iluminação para a ocasião, lembrava os saudosos encontros de trios, que marcaram historicamente as quartas-feiras de cinzas da folia baiana.

Promovida pela União das Entidades de Samba da Bahia (UNESAMBA), a Caminhada integra o projeto Rota do Samba, que celebra o Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro. O evento também compõe a programação do Novembro Negro, que reúne o Dia Nacional da Consciência Negra e o Festival Salvador Capital Afro.

A edição conta com o patrocínio da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), e apoio do Governo do Estado, através da Superintendência de Fomento ao Turismo (SUFOTUR).