O Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste Brasileiro promove, nesta sexta-feira (7.06), das 9 às 12 horas, a mesa de diálogo O Complexo Econômico-Industrial da Saúde como Oportunidade de Desenvolvimento do Nordeste, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia, situada na Praça da Piedade, em Salvador.
A mesa será aberta pelo reitor da UFBA, Paulo Miguez. Na sequência, Carlos Gadelha, secretário do Ministério da Saúde, fará uma apresentação sobre como a Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde alia a promoção de investimentos públicos e privados para ampliar a resiliência do SUS e o acesso a saúde, promovendo um novo modelo de desenvolvimento sustentável (econômico, social e ambiental) do Nordeste.
Dentre os debatedores confirmados, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral; o secretário da Casa Civil do governo da Bahia, Afonso Florence; a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda do Rego Cavalcanti; o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Valter Lacerda; o diretor da Fapesb, Handerson Leite, representando o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Pesquisa; e o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, Marcelo Duallibe.
A Mesa de Diálogo é uma parceria entre setor público, academia e sociedade civil, no sentido de estimular reflexões sobre o assunto, incentivar a pesquisa e mostrar as oportunidades de investimento privado e público no Nordeste.
A coordenação da mesa será exercida por Ceuci Nunes, presidente da Bahiafarma (também representando a Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia – ABMMD) e Adroaldo Quintela (também representando a Associação Brasileira de Economistas pela Democracia – ABED).