A capital baiana receberá o 5º Congresso Baiano de Direito das Famílias e Sucessões e o 1º Encontro Nordestino de Direito das Famílias e Sucessões nos dias 24, 25 e 26 de abril, no Wish Hotel da Bahia. Juristas do Brasil, Angola e Moçambique conduzirão o evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM/BA), que visa promover o reconhecimento, a representação, a participação e a inclusão das diversas famílias no debate jurídico.
Durante os três dias, os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos por meio de painéis e mesas-redondas que abordarão temas atuais e relevantes no campo do Direito das Famílias e Sucessões. Além disso, convidados especialistas debaterão sobre o tema do evento em um Mesacast, com transmissão no YouTube, proporcionando uma troca de experiências e ideias entre os profissionais e estudiosos presentes.
Com certificação de 20 horas, o congresso espera reunir um total de 560 congressistas, distribuídos entre o Salão Esmeralda, com capacidade para 380 pessoas, e o Salão Jade, que terá transmissão simultânea com um telão para mais 180 pessoas. Os acessos podem ser garantidos por meio do site do evento (www.ibdfam.org.br/congressobaiano).
A importância da realização do Congresso reside na relevância da família como núcleo fundamental da sociedade, bem como na necessidade de discutir novas demandas e conceitos que surgem no contexto das relações familiares contemporâneas, explica Fernanda Barretto, presidente do IBDFAM/BA.
A concepção do encontro dessas personalidades recebe um foco especial na questão da acessibilidade e inclusão, garantindo que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou deficiências, possam participar plenamente das atividades programadas. Para isso, serão adotadas medidas como tradução em Libras, disponibilização de materiais em formatos acessíveis e adaptações no ambiente físico para garantir a acessibilidade de todos os participantes.
Sobre o IBDFAM
O Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) é reconhecido nacional e internacionalmente por sua abordagem ética, inclusiva e interdisciplinar nas áreas de Direito das Famílias, Sucessões e Bioética. Com quase 25 mil associados em diversos países, o IBDFAM tem se destacado na atuação legislativa, contribuindo para projetos de lei no Congresso Nacional e produzindo doutrina relevante em temas como pluralidade das entidades familiares, direitos LGBTQIAPN+, violência doméstica, entre outros.