A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) convoca os beneficiários do Bolsa Família para o acompanhamento dos cuidados básicos de saúde, exigidos para a manutenção do benefício. A ação segue até o dia 30 de junho em qualquer posto de saúde da capital, das 8h às 17h, e não necessita de agendamento prévio. No local, é obrigatória a apresentação de documento com foto, cartão do programa, caderneta da gestante – no caso das grávidas, e cartão de vacinação das crianças.
Salvador possui, atualmente, 310.681 pessoas aptas para o acompanhamento das condicionalidades da saúde, que faz parte das diretrizes do programa e está relacionado à realização do pré-natal em gestantes, estado nutricional (peso e altura) de mulheres em idade fértil (14 a 44 anos), atualização do cartão vacinal e verificação do estado nutricional (peso e altura) de crianças menores de 7 anos. A estratégia permite ao poder público identificar algumas das principais situações de vulnerabilidade vivenciadas pelas famílias e, assim, construir diagnósticos sociais e potencializar as ações de enfrentamento.
A vice-prefeita e secretária de saúde, Ana Paula Matos, reforça a necessidade da atualização dos dados e destaca o funcionamento do serviço. “É importante que a população esteja atenta ao cumprimento das condicionalidades para que não ocorra a suspensão do benefício, e que não deixe para última hora, evitando filas e aglomerações”, alerta.