Seminário Urbanismo na Bahia (UrbBA) debate Democracia, Violência e Crise Climática

  • Post category:NOTAS
No momento você está vendo Seminário Urbanismo na Bahia (UrbBA) debate Democracia, Violência e Crise Climática

Pensar o desenvolvimento de uma cidade a partir da convivência harmônica que ela deveria proporcionar a seus habitantes. Esta é uma das premissas do Seminário Urbanismo na Bahia (urbBA), que este ano traz uma pergunta como tema central: O que tem o Urbanismo a dizer sobre Democracia, Violência e Crise Climática? O encontro acontece nos dias 03, 04 e 05 de novembro na Faculdade de Arquitetura da UFBA. Além de arquitetos e profissionais da área, qualquer pessoa pode participar, como explica a arquiteta e professora Ana Fernandes, coordenadora geral: “O urbBA é voltado para quem tiver interesse na cidade e na política urbana”, afirma. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro pelo site https://urbba25.wixsite.com/urbba25

            A programação engloba conferências e mesas redondas, sempre pela manhã, e na parte da tarde acontecem as sessões temáticas com apresentações presenciais e algumas online. O urbBA contará com a participação de profissionais e especialistas da Bahia, como o professor Wilson Gomes que fará a conferência de abertura com o tema Da minoria iluminada à maioria conservadora: o deslocamento da imaginação democrática. Além da mestra em Direito, Gabriela Ashanti, do Odara-Instituto da Mulher Negra; o doutor em Geografia do Clima, Paulo Zangalli, entre outros.

            Também participam do urbBA especialistas do Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. A doutora em Sociologia e Antropologia da UERJ e pesquisadora do CNPq, Márcia Pereira Leite, fará a conferência do segundo dia com o tema: Da violência à guerra: dispositivo de governos dos pobres. A conferência do último dia será com o doutor em Ciências Atmosféricas pela Colorado State University e professor titular da Universidade do Ceará, Alexandre Araújo Costa, que falará sobre Além dos limites: sobre os riscos de um colapso ecológico global.

Desenvolvimento equilibrado

            No momento em que a capital baiana volta a discutir as normas do PDDU, o urbBA reforça a importância do urbanismo para o desenvolvimento pleno de Salvador. “Urbanismo é um campo imprescindível para se conceber e para se viver plenamente em uma cidade. Refletirmos sobre as questões da democracia, da violência e da crise climática, e delas derivar possibilidades de atuação sobre as cidades significa podermos disputar repertórios de futuro para uma convivência mais harmônica e mais generosa entre cidades, territórios e todos os seres vivos que os constituem”, afirma a professora Ana Fernandes.

            Para o professor de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura da UFBA e coordenador do evento, Luiz Antonio de Souza, o planejamento de Salvador continua alheio as necessidades da grande maioria da população, além de aprofundar o processo de segregação social. “A cidade é planejada para oportunizar negócios, notadamente os imobiliários e do circuito de festas, comercio de bebidas e comidas. Uma cidade contemporânea deveria colocar as necessidades, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas no centro do seu planejamento e crescimento”, avalia. Para ele, o urbanismo é ferramenta essencial para construção de uma outra realidade. “O urbanismo como ferramenta deveria orientar para transformar o planejamento do crescimento de matriz desordenada, em desenvolvimento estruturado e socialmente justo, contribuindo para minimizar os impactos endógenos das inquestionáveis mudanças climáticas urbanas que já se fazem sentir na cidade de Salvador.

Serviço:

O que: Seminário Urbanismo na Bahia, o urbBA

Tema: O que tem o Urbanismo a dizer sobre Democracia, Violência e Crise Climática?

Quando: Dias 03, 04 e 05 de novembro.

Onde: Faculdade de Arquitetura (Rua Caetano Moura, 121.Federação)

Site: https://urbba25.wixsite.com/urbba25

Instagram: @urbba.25