Considerada uma data especial em todo o mundo, o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, tem o objetivo de ampliar os debates sobre a importância de manter a saúde do planeta. E para homenagear a data, o Shopping da Bahia criou o projeto ”Arte Sustentável”, trazendo a exposição ”Quem Ama Cuida” do artista Gilson Cardoso, apresentando artes feitas a partir de resíduos sólidos descartados pela sociedade no dia a dia.
As obras estão em exposição até o dia 10 de junho na Praça Divaldo Franco, localizada no 2º piso do shopping. Inspirada nas palavras natureza e arte, a mostra é realizada a partir de uma proposta que une um projeto artístico ao meio ambiente.
Para a exposição ”Quem Ama Cuida”, Gilson Cardoso destaca a licença poética encontrada em suas obras. “São utilizados diversos suportes para aplicação de várias técnicas artísticas, onde o material é convertido em uma poesia visual, destaca-se a cor seja ela no plano ou em objeto tridimensionais, ela grita como uma sinfonia cromática, buscando o olhar do outro para contemplá-la”, pontua.
Professor de artes visuais da Fundação Cidade Mãe – Prefeitura de Salvador, formado pela escola Baiana de Artes Plásticas (EBA/ UFBA), o artista já realizou diversas exposições e atualmente é responsável pela decoração reciclada da cidade de Salvador. Ao construir móveis, esculturas e objetos diversos a partir de resíduos sólidos que são transformados em obra de arte, ele descreve o seu trabalho como uma grande “Metamorfose Urbana”.
“Acredito que estou desenvolvendo o meu papel como cidadão, contribuindo com o meio ambiente e gerando possibilidades para uma nova realidade mundial tão necessária, cuidando do nosso Planeta Terra”, finaliza o artista plástico.
BATE-PAPO – No dia 05/06, às 16h, o artista vai receber convidados para um bate-papo sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente. O encontro acontecerá no mesmo local da exposição, no 2º piso do Shopping da Bahia.
Serviço: Exposição ”Quem Ama Cuida”
Data: 01 a 10 de junho
Local: Praça Divaldo Franco, 2º piso do Shopping da Bahia
Gratuito
Via: Comunicativa