O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) completa 80 anos de fundação na próxima segunda-feira, 14 de abril, e realizará uma solenidade comemorativa às 19h, no Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB, localizado na Rua Edístio Pondé, 342 – Stiep, Salvador/BA. Após a cerimônia, os convidados serão recepcionados com um coquetel comemorativo.
Fundado em 1945, o Sinjorba é uma das mais antigas entidades representativas da categoria no Brasil e tem uma trajetória marcada por luta, resistência e compromisso com a valorização profissional dos jornalistas, a liberdade de imprensa e a democracia.
Para o presidente do Sinjorba, Moacy Neves, o momento é de celebração, mas também de reafirmação do papel do sindicato em tempos de desafios para a profissão.
“São 80 anos de uma história construída com coragem, enfrentando censuras, ataques à imprensa e precarização do trabalho. O Sinjorba segue sendo a trincheira de defesa do jornalismo ético, dos direitos da categoria e da liberdade de expressão”, afirma Moacy.
Como parte das comemorações pelos 80 anos, a entidade também inicia ações para resgatar a memória de sua atuação histórica, reforçando o papel que o sindicato desempenha desde sua origem na defesa da categoria e da comunicação como direito social.
Apesar de ter sido criado em 1945, o Sinjorba só foi oficialmente reconhecido pelo Ministério do Trabalho em 17 de abril de 1951, data em que recebeu sua Carta Sindical, documento que confere personalidade jurídica às entidades sindicais no Brasil. Com isso, abril se torna um mês simbólico para os jornalistas baianos, que também celebram o Dia do Jornalista, em 7 de abril.
O evento é aberto a convidados e parceiros da entidade, e marca o início de um novo ciclo na história do Sinjorba.